Nova sede da Amatra5 é inaugurada em evento no Fórum 2 de Julho e reforça união da magistratura

14/07/2025

Nova sede da Amatra5 é inaugurada em evento no Fórum 2 de Julho e reforça união da magistratura

Em um momento histórico para a magistratura trabalhista baiana, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) inaugurou, na última sexta-feira (11), sua nova sede institucional, localizada no Fórum 2 de Julho (Paralela), em Salvador.

O novo espaço simboliza um passo importante na consolidação do compromisso da Amatra5 com a valorização da magistratura trabalhista e o fortalecimento das relações institucionais. A nova estrutura foi projetada para oferecer melhores condições de trabalho, acolhimento e serviços aos magistrados associados, contribuindo para uma atuação ainda mais qualificada da Associação.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente Leonardo de Moura Landulfo Jorge e diretoria da Amatra5, do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alberto Balazeiro; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), desembargador Jeferson Muricy e de magistrados associados. Durante a celebração, também foi inaugurada a Sala Fátima Stern, homenagem à magistrada
que honrou o movimento associativo trabalhista local e nacional.

Para o presidente da Amatra5, Leonardo Jorge, o momento representa muito mais do que a entrega de uma nova estrutura física. “É um momento de muita alegria para nós porque a partir de agora teremos um ambiente mais acolhedor e com muito mais estrutura para nos unirmos e lutarmos pela Justiça do Trabalho. Estar juntos, magistrados de primeiro e segundo graus num único ambiente, favorece a troca de ideias, o crescimento coletivo e representa, acima de tudo, união”, afirmou.

O presidente da Amatra5 destacou ainda que a nova sede também traz à memória o passado e projeta o futuro da Associação, que completa 50 anos em 2027. “Hoje é dia de relembrar toda a trajetória da Amatra5 e também traçarmos novos rumos. O objetivo da nova sede é justamente agregar, criar um ambiente de convivência agradável, onde possamos trocar ideias, debater questões importantes para a magistratura e para a Justiça do Trabalho como um todo”, completou.

De acordo com o presidente do TRT5, Jéferson Muricy, o momento é de grande representatividade para a Justiça do Trabalho da Bahia e do Brasil. “Nós precisamos resistir e garantir que a Justiça do Trabalho continue a ser essa instituição fundamental para a preservação das relações humanas sociais para a garantia da civilidade da existência brasileira, sobretudo das relações do trabalho”, pontou.

O ministro do TST, Alberto Balazeiro, destacou a alegria que é participar da Amatra5 e ver o projeto da nova sede se concretizando. “É uma honra estar aqui presente e poder participar de todo esse processo e poder, de alguma forma, dar esse abraço nesse dia tão festivo”, disse.

A Amatra5 reafirma, com essa nova conquista, seu compromisso histórico com a defesa da Justiça do Trabalho. A nova sede marca o início de um novo capítulo da Associação, que segue firme na missão de representar, acolher e fortalecer seus associados.