Amatra 5 é fundada no dia 29 de abril de 1977

Quem
Somos

NOSSA HISTÓRIA

A fundação da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5), no dia 29 de abril de 1977, envolveu um forte trabalho de mobilização dos juízes do trabalho baianos. A idéia era criar uma entidade que pudesse promover maior aproximação, solidariedade e cooperação entre os magistrados da 5ª Região.

Os preparativos para a fundação da associação começaram em 16 de fevereiro de 1977, numa reunião realizada na sala de sessões do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, sob a presidência do juiz Luiz de Pinho Pedreira. Na ocasião, o juiz Horácio Pires, atual ministro do Tribunal Superior do Trabalho, lembrou o interesse da recém-fundada Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), então presidida pelo juiz Paulo Cardoso de Melo Silva, na criação e funcionamento das associações regionais.

A reunião foi concluída com a criação de uma comissão, formada pelos juízes Ronald Amorim, Maurício Santos Pereira e Horácio Pires, encarregada de elaborar os estatutos da nova entidade, convocar assembléia-geral para apreciação da proposta e organizar a eleição da primeira diretoria.

A comissão trabalhou rápido. No dia 29 de abril, sob a presidência de Pinho Pedreira, foi realizada a primeira assembléia-geral da Amatra 5, com a presença de 32 juízes togados. A mesa dos trabalhos foi composta pelos juízes Horácio Pires, José Alves Ribeiro, Ronald Amorim, José Bonifácio Fortes Neto e Hamilton Monteiro Freire.

Coube a Maurício Pereira, em nome da comissão, abordar a importância da criação de uma entidade associativa dos magistrados da Bahia. Na qualidade de relator dos estatutos, Ronald Amorim apresentou a proposta, que foi aprovada por unanimidade pelos presentes. A partir daí, foi instaurado o processo de eleição da primeira diretoria da entidade, conduzido pelos juízes Hamilton Freire e Nilton Silva.

1977

Gestão 1977 / 1979

Presidente: Antônio Cruz Vieira
Vice-Presidente: Horácio Raymundo Senna Pires
Diretora Secretária: Maria da Conceição Manta Dantas Martinelli Braga
Diretor Tesoureiro: Raymundo Carlos Figueirôa
Diretor Cultural: Antonio Carlos Siqueira Costa

1979

Gestão 1979 / 1981

Presidente: José Joaquim Almeida Netto
Vice-Presidente: Horácio Raymundo Senna Pires
Diretor Secretário: Felipe Rêgo
Diretor Tesoureiro: Crésio Dantas Alves
Diretor Cultural: Antônio Carlos Araújo de Oliveira

1981

Gestão 1981 / 1983

Presidente: José Joaquim Almeida Netto
Vice -Presidente: Antonio Carlos Araújo de Oliveira
Diretora Secretária: Marama dos Santos Carneiro
Diretor Tesoureiro: Crésio Dantas Alves
Diretor Cultural: Everaldo Fernandes Ribeiro dos Santos

1983

Gestão 1983 / 1985

Presidente: Ilce Marques de Carvalho
Vice-Presidente: Eliseu Pereira do Nascimento
Diretora Secretária: Vânia Jacira Tanajura Chaves
Diretor Tesoureiro: Raymundo Antonio Carneiro Pinto
Diretor Cultural: Augusto José Almeida Magalhães

1985

Gestão 1985 / 1987

Presidente: Ilce Marques de Carvalho
Vice -Presidente: Carlos Alberto Pedreira Cardoso
Diretora Secretária: Vânia Jacira Tanajura Chaves
Diretor Tesoureiro: Raymundo Antonio Carneiro Pinto
Diretor Cultural: Elisa Maria Amado de Moraes

1987

Gestão 1987 / 1989

Presidente: Raymundo Antonio Carneiro Pinto
Vice-Presidente: Ilce Marques de Carvalho
Diretora Secretária: Maria das Graças Silvany Dourado Laranjeira
Diretor Tesoureiro: João Bispo Soares
Diretor Cultural: Carlos Alberto Pedreira Cardoso

1989

Gestão 1989 / 1991

Presidente: Ilce Marques de Carvalho
Vice-Presidente: Claudio Mascarenhas Brandão
Diretor Secretário: Luiz Tadeu Leite Vieira
Diretor Tesoureiro: João Bispo Soares
Diretora Cultural: Maria das Graças Silvany Dourado Laranjeira

1991

Gestão 1991 / 1993

Presidente: Carlos Alberto Pedreira Cardoso
Vice-Presidente: Claudio Mascarenhas Brandão
Diretora Secretária: Ivana Mércia Nilo de Magaldi
Diretor Tesoureiro: Edilton Meirelles de Oliveira Santos
Diretor Cultural: Antonio Carlos Araújo de Oliveira

1993

Gestão 1993 / 1995

Presidente: Claudio Mascarenhas Brandão
Vice-Presidente: Edilton Meirelles de Oliveira Santos
Diretora Secretária: Dalila Nascimento Andrade
Diretor Tesoureiro: Noberto Frerichs
Diretor Cultural : Luiz Tadeu Leite Vieira

1995

Gestão 1995 / 1997

Presidente: Marama dos Santos Carneiro
Vice-Presidente: Luiz Tadeu Leite Vieira
Diretora Secretária: Elisa Maria Amado de Moraes
Diretor Tesoureiro: José Ferreira Neves
Diretora Cultural: Vânia Jacira Tanajura Chaves

1997

Gestão 1997 / 1999

Presidente: Horácio Raymundo Senna Pires
Vice-Presidente: Valtercio Ronaldo de Oliveira
Diretora Secretária: Nélia de Oliveira Neves
Diretor Tesoureiro: Gilmar Carneiro de Oliveira
Diretora Cultural: Marylucia Leonesy da Silveira

1999

Gestão 1999 / 2001

Presidente: Claudio Mascarenhas Brandão
Vice-Presidente: Rubem Dias do Nascimento Júnior
Diretora Secretária: Marília Sacramento
Diretor Tesoureiro: Claudio Kelsch Tourinho Costa
Diretora Vice-Tesoureira: Giselli Gordiano
Diretor Social: Adriano Bezerra Costa
Diretor de Prerrogativas: Agenor Calazans da Silva Filho
Diretora de Comunicação e Informática: Dalila Nascimento Andrade
Diretora de Aposentados e Pensionistas: Terezinha Maria Amorim

CONSELHO FISCAL
Gerúzia Martins de Amorim e Souza
Lea Reis Nunes
Luciano Dórea Martinez Carreiro
Suzana Maria Inácio Gomes

CONSELHO DE ÉTICA
Antonio Maron Agle
Firmo Ferreira Leal Neto
José Ferreira Neves
Maria de Fátima Coêlho Borges Stern
Nélia de Oliveira Neves
Roberto Freitas Pessoa

2001

Gestão 2001 / 2003

Presidente: Rubem Dias do Nascimento Júnior
Vice-Presidente: Maria de Fátima Coêlho Borges Stern
Diretora Secretária: Maria Lita Moreira Braidy
Diretora Tesoureira: Marília Sacramento
Diretora Vice-Tesoureira: Maria de Lourdes Linhares Lima de Oliveira
Diretor Social: Luciano Dórea Martinez Carreiro
Diretora de Prerrogativas: Marama dos Santos Carneiro
Diretora de Comunicação e Informática: Luiza Aparecida Oliveira Lomba
Diretora de Aposentados e Pensionistas: Terezinha Maria Amorim

CONSELHO FISCAL
Leila Vita Shimizu
Maria das Graças Oliva Boness
Maria Luiza Ferreira Passo
Yara Ribeiro Dias Trindade

CONSELHO DE ÉTICA
George Santos Almeida
Horácio Raymundo Senna Pires
Marizete Menezes Correia
Najla Rosentina Meijon Jorge
Sônia Santos Melo
Sulamita Lacerda Aleodim

2003

Gestão 2003 / 2005

Presidente: Maria de Fátima Coêlho Borges Stern
Vice-Presidente: Firmo Ferreira Leal Neto
Diretora Secretária: Márcia Maria de Faria Simões
Diretora Tesoureira: Soraya Gesteira de Azevedo Lima Marques
Diretor Cultural: Luciano Dórea Martinez Carreiro
Diretora Social: Terezinha Maria Amorim
Diretora de Prerrogativas: Léa Reis Nunes
Diretora de Comunicação e Informática: Ana Cláudia Scavuzzi Magno Baptista
Diretor de Aposentados e Pensionistas: Nilton Silva

CONSELHO FISCAL
Antônio Pereira de Matos Neto
George Santos Almeida
Het Jones Rios
José Fernando Dias
Maria Luiza Ferreira Passo
Sulamita de Lacerda Aleodim

CONSELHO DE ÉTICA
Edilton Meirelles de Oliveira Santos
Horácio Raymundo de Senna Pires
Luiz Augusto Medrado Sampaio
Luiz Roberto Peixoto de Mattos Santos
Raymundo Antonio Carneiro Pinto
Rosemeire Lopes Fernandes

2005

Gestão 2005 / 2007

Presidente : Maria de Fátima Coêlho Borges Stern
Vice-Presidente : Gilmar Carneiro de Oliveira
Diretora Secretária : Soraya Gesteira de Azevedo Lima Marques
Diretora Tesoureira : Renata Sampaio Gaudenzi
Diretor Cultural : Valtercio Ronaldo de Oliveira
Diretora Social : Sulamita de Lacerda Aleodim
Diretor de Prerrogativas : Guilherme Guimarães Ludwig
Diretora de Comunicação e Informática : Léa Reis Nunes
Diretor de Aposentados e Pensionistas : Nilton Silva

CONSELHO FISCAL
Agenor Calazans da Silva Filho
Andréa Schwarz de Senna Moreira
Luiz Augusto Medrado Sampaio
Luiz Tadeu Leite Vieira
Paulo Viana de Albuquerque Jucá
Rubem Dias do Nascimento Júnior

CONSELHO DE ÉTICA
Ana Luisa Aguiar de Sousa
Carla Fernandes da Cunha
Esequias Pereira de Oliveira
Raymundo Antonio Carneiro Pinto
Suzana Maria Inácio Gomes
Viviane Maria Leite de Faria

2007

Gestão 2007 / 2009

Presidente: Gilmar Carneiro de Oliveira
Vice-Presidente: Soraya Gesteira de Azevedo Lima Marques
Diretora Secretária: Dalila Nascimento Andrade
Diretor Tesoureiro: Agenor Calazans da Silva Filho
Diretor Cultural: Guilherme Guimarães Ludwig
Diretora Social: Viviane Maria Leite de Faria
Diretor de Prerrogativas: Paulo Viana de Albuquerque Jucá
Diretora de Comunicação e Informática: Andréa Presas Rocha
Diretor de Aposentados e Pensionistas: José Pinheiro Guimarães

CONSELHO FISCAL
Alice Maria Santos Braga
Ana Cláudia Scavuzzi Magno Baptista
Luiz Augusto Medrado Sampaio
Nilton Silva
Renata Sampaio Gaudenzi
Valtercio Ronaldo de Oliveira

CONSELHO DE ÉTICA
Carla Mascarenhas de Oliveira
Cláudio Kelsch Tourinho Costa
Maria Adna Aguiar Nascimento
Marylucia Leonesy da Silveira
Nélia de Oliveira Neves
Vivianne Tanure Mateus

2009

Gestão 2009 / 2011

Presidente: Viviane Maria Leite de Faria
Vice-Presidente: Gilber Santos Lima
Diretora Secretária: Ligia Mello Araujo Oliveiri
Diretor Tesoureiro: Norberto Frerichs
Diretoria Cultural: Andréa Presas Rocha
Diretora Social: Alice Maria Santos Braga
Diretor de Prerrogativas: Ana Cláudia Scavuzzi Magno Baptista
Diretor de Comunicação e Informática: Ivo Daniel Póvoas de Souza
Diretora de Aposentados e Pensionistas: Leila Vita Shimizu

CONSELHO FISCAL
Agenor Calazans da Silva Filho
Angélica de Mello Ferreira
Giselli Gordiano
José Pinheiro Guimarães
José Arnaldo de Oliveira
Rebeca Aguiar Pires

CONSELHO DE ÉTICA
Alderson Adães Mota Ribeiro
Dalila Nascimento Andrade
Juarez Dourado Wanderley
Paulo Viana de Albuquerque Jucá
Rubem Dias do Nascimento Júnior
Yara Ribeiro Dias Trindade

2011

Gestão 2011 / 2013

Presidente: Ana Cláudia Scavuzzi Magno Baptista
Vice-Presidente: Norberto Frerichs
Diretor Secretário: Ivo Daniel Póvoas de Souza
Diretor Tesoureiro: Renato Mário Borges Simões
Diretora Cultural: Angélica de Mello Ferreira
Diretora Social, Esporte e Lazer: Renata Sampaio Gaudenzi
Diretora de Prerrogativas: Andréa Presas Rocha
Diretor de Comunicação e informática: Juarez Dourado Wanderley
Diretora de Cidadania e Direitos Humanos: Rosemeire Lopes Fernandes
Diretor de Assuntos Legislativos: Rubem Dias do Nascimento Júnior
Diretor de Aposentados e Pensionistas: José Pinheiro Guimarães

CONSELHO FISCAL
Débora Bastos de Moraes Rêgo
Gilmar Carneiro de Oliveira
Giselli Gordiano
Julio César Massa Oliveira
Naiara Lage Pereira Bohnke
Silvia Isabelle Ribeiro Teixeira do Vale

CONSELHO DE ÉTICA
Ana Paola Machado Diniz
Claudia Uzêda Doval
Luiz Tadeu Leite Vieira
Marama dos Santos Carneiro
Soraya Gesteira de Azevedo Lima Marques
Viviane Christine Martins Ferreira

2013

Gestão 2013 / 2015

Presidente: Andréa Presas Rocha
Vice-presidente : George Santos Almeida
Diretora Secretária: Marília Sacramento
Diretor Tesoureiro: Renato Mário Borges Simões
Diretora Cultural : Silvia Isabelle Ribeiro Teixeira do Vale
Diretora Social, de Esporte e Lazer : Ligia Mello Araujo Oliveiri
Diretor de Prerrogativas : Rafael Menezes Santos Pereira
Diretora de Comunicação : Dorotéia Silva de Azevedo Mota
Diretor de Aposentados e pensionistas: Het Jones Rios
Diretora de Cidadania e Direitos Humanos: Manuela Hermes de Lima
Diretora de Assuntos Legislativos: Renata Sampaio Gaudenzi

CONSELHO FISCAL
Dalila Nascimento Andrade
Ione Lago Santana
Marcos Oliveira Gurgel
Rebeca Aguiar Pires
Rodolfo Mario Veiga Pamplona Filho
Sulamita Lacerda Aleodim

CONSELHO DE ÉTICA
Adriana Manta da Silva
Cecília Pontes Barreto Magalhães
Débora Maria Lima Machado
Jéferson Alves Silva Muricy
José Arnaldo Oliveira
Mirella Mendes Grassi Muniz

2015

Gestão 2015 / 2017

Presidente: Rosemeire Lopes Fernandes
Vice-presidente: Angélica de Mello Ferreira
Diretora Secretária: Edlamar Souza Cerqueira
Diretora Tesoureira: Soraya Gesteira de Azevedo Lima Marques
Diretor Cultural: Paulo César Temporal Soares
Diretora Social, de Esporte e Lazer: Lea Maria Ribeiro Vieira
Diretor de Prerrogativas: Juarez Dourado Wanderley
Diretora de Comunicação: Cecília Pontes Barreto Magalhães
Diretora de Aposentados e pensionistas: Marama dos Santos Carneiro
Diretora: Cidadania e Direitos Humanos: Sílvia Isabelle Ribeiro Teixeira do Vale
Diretora da Ematra5: Thaís Mendonça Aleluia da Costa

CONSELHO FISCAL
Ivana Mércia Nilo de Magaldi
José Arnaldo de Oliveira
Manuela Hermes de Lima
Maria da Graça Bellino de Athayde de Antunes Varela
Mílton José Deiró de Mello Júnior
Naiara Lage Pereira Bohnke

CONSELHO DE ÉTICA
Agenor Calazans da Silva Filho
Dalila Nascimento Andrade
Léa Reis Nunes
Ligia Mello Araujo Oliveiri
Luciano Dórea Martinez Carreiro
Murilo Carvalho Sampaio Oliveira

2017

Gestão 2017 / 2019

Presidente: Angélica de Mello Ferreira
Vice-Presidente: Lea Maria Ribeiro Vieira
Diretora Secretária: Soraya Gesteira de Azevedo Lima Marques
Diretor Tesoureiro: Marcos Oliveira Gurgel
Diretor Cultural: Guilherme Guimarães Ludwig
Diretora Social, de Esporte e Lazer: Edlamar Souza Cerqueira
Diretora de Prerrogativas: Cecilia Pontes Barreto Magalhães
Diretor de Comunicação: André Oliveira Neves
Diretora de Aposentados e Pensionistas: Gerúzia Martins de Amorim e Souza
Diretora de Cidadania e Direitos Humanos: Silvia Isabelle Ribeiro Teixeira do Vale
Diretor da Ematra5: Luciano Berenstein de Azevedo

CONSELHO FISCAL
Agenor Calazans da Silva Filho
Ana Lúcia Bezerra Silva
Ana Paola Santos Machado Diniz
Cláudia Uzêda Doval
Nívea Maria Luz da Silva Torres
Valtercio Ronaldo de Oliveira

CONSELHO DE ÉTICA
Adriana Manta da Silva
Débora Bastos de Moraes Rêgo
Débora Maria Lima Machado
Jéferson Alves Silva Muricy
Luiz Augusto Medrado Sampaio
Mirella Mendes Grassi Muniz

2019

Gestão 2019 / 2021

Presidente: Cecília Pontes Barreto Magalhães
Vice-Presidente: Guilherme Guimarães Ludwig
Diretora de Prerrogativas: Carla Fernandes da Cunha
Diretora Secretária: Lea Maria Ribeiro Vieira
Diretora Tesoureira: Soraya Gesteira de Azevedo Lima Marques
Diretor Cultural: Marcos Oliveira Gurgel
Diretor Social, de Esporte e Lazer: Juarez Dourado Wanderley
Diretora de Comunicação: Edlamar Souza Cerqueira
Diretora de Aposentados e Pensionistas: Marama dos Santos Carneiro
Diretor de Cidadania e Direitos Humanos: Anderson Rico Moraes Nery
Diretora da Ematra5: Silvia Isabelle Ribeiro Teixeira do Vale

CONSELHO FISCAL
Clarissa Mota Carvalho Oliveira
Franklin Christian Gama Rodrigues
Nadva Nascimento da Cruz
Naiara Lage Pereira Bohnke
Norberto Frerichs
Sulamita de Lacerda Aleodim

CONSELHO DE ÉTICA
Andrea Barbosa Mariani de Silviera Ludwig
Luciano Berenstein de Azevedo
Luiz Tadeu Leite Vieira
Julio César Massa Oliveira
Maria das Graças Oliva Boness
Marco Antônio de Carvalho Valverde Filho

2021

Gestão 2021 / 2023

Presidente: Guilherme Guimarães Ludwig
Vice -Presidente: Manuela Hermes de Lima
Diretor de Prerrogativas: Leonardo de Moura Landulfo Jorge
Diretor Secretário: Agenor Calazans da Silva Filho
Diretora Tesoureira: Ana Paola Machado Diniz
Diretor Cultural: Aloísio Cristovam dos Santos Junior
Diretor Social, de Esporte e Lazer: Álvaro Marcos Cordeiro Maia
Diretora de Comunicação: Maria Angela Magnavita Sampaio
Diretora de Aposentados e Pensionistas: Rosemeire Lopes Fernandes
Diretora de Cidadania e Direitos Humanos: Adriana Manta da Silva
Diretor da Ematra5: Joalvo Carvalho Magalhães Filho

CONSELHO FISCAL
Gabriela de Carvalho Meira Pinto
Gilmar Carneiro de Oliveira
Marama dos Santos Carneiro
Valtercio Ronaldo de Oliveira
Viviane Christine Martins Ferreira

CONSELHO DE ÉTICA
Anderson Rico Moraes Nery
Edlamar Souza Cerqueira
Franklin Christian Gama Rodrigues
Marcos Oliveira Gurgel
Nadva Nascimento da Cruz
Rubem Dias do Nascimento Júnior

2023

Gestão 2023 / 2025

Presidente: Leonardo de Moura Landulfo Jorge
Vice-presidente: Maria Angela Magnavita Sampaio
Diretor de Prerrogativas: José Arnaldo de Oliveira
Diretor Secretário: Paulo Viana de Albuquerque Jucá
Diretora Tesoureira: Eloína Maria Barbosa Machado
Diretor Cultural: Agenor Calazans da Silva Filho
Diretor Social, de Esporte e Lazer: Vivianne Tanure Mateus
Diretora de Comunicação: Gabriela de Carvalho Meira Pinto
Diretora de Aposentados e Pensionistas: Marama dos Santos Carneiro
Diretora de Cidadania e Direitos Humanos: Maíra Guimarães Araújo De La Cruz
Diretor da Ematra5: Danilo Gonçalves Gaspar

CONSELHO FISCAL
Aloísio Cristovam dos Santos Junior
Ana Paola Santos Machado Diniz
Alexa Rocha de Almeida Fernandes
Gerúzia Martins de Amorim e Souza
Joalvo Carvalho de Magalhães Filho
Nadva Nascimento da Cruz

CONSELHO DE ÉTICA
Adriana Silva Nico
Fabiano de Aragão Veiga
Marcos Oliveira Gurgel
Monique Fernandes Santos Matos
Soraya Gesteira de Azevedo Lima Marques
Valtercio Ronaldo de Oliveira

Vídeo conta a história da Amatra 5

Video produzido para as comemorações dos 35 anos da Amatra 5 conta a história da fundação da associação e os desafios de cada gestão

Fatos marcantes

Primeira diretoria da Amatra 5 busca fortalecer espírito associativo

A primeira diretoria da Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5), presidida pelo juiz Antonio Cruz Vieira, no período 1977-79, teve como preocupação inicial o fortalecimento da entidade recém-criada e do espírito associativo dos magistrados do trabalho. Numa época em que a 5ª Região, que englobava Bahia e Sergipe, contava com menos de 20 juízes togados, a Amatra 5 buscou congregar os magistrados do trabalho em torno de objetivos comuns, em especial a melhoria dos vencimentos, que estavam defasados. A entidade atuou de forma decisiva junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região para aumentar os subsídios dos juízes substitutos. Ao mesmo tempo, buscava-se a equiparação entre os vencimentos dos magistrados do trabalho e os magistrados federais. Nessa tarefa, a Amatra 5 contou com o auxílio de Felipe Néri Rego e J. J. Calmon de Passos, que elaboraram solicitações e pareceres defendendo a paridade. "Tivemos sucesso, pois houve melhoria nos vencimentos", afirma o ministro Horácio Pires, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), na época vice-presidente da Amatra 5. Os juízes baianos tiveram participação expressiva no Congresso de Direito do Trabalho, organizado em 1978 pelo então presidente do TST, ministro Carlos Coqueijo Costa. A Amatra 5 organizou uma caravana a Brasília, composta pelos juízes Nilton Silva, Jacques Renan, Everaldo Fernandes santos, Raimundo Figueirôa, Rodolfo Dantas, Teresinha Amorim, Maria Elisabete Junqueira Ayres, entre outros. O projeto da Lei Orgânica da Magistratura (Loman) também mereceu atenção do movimento associativo baiano. O então juiz Horácio Pires participou da comissão da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) que elaborou uma série de propostas que foram levadas ao deputado relator do projeto. "Infelizmente, nenhuma proposta foi acolhida, e a lei editada em março de 1979 era muito dura, com restrições e penalidades excessivas para os juízes. Posteriormente, a lei foi sendo modificada", relembra Horário Pires.

Loman restringe atuação da magistratura durante gestão de Almeida Neto

As restrições impostas pela Lei Orgânica da Magistratura (Loman), editada em março de 1979, e a defasagem nos vencimentos dos juízes do trabalho foram as principais dificuldades enfrentadas pela diretoria da Amatra 5 nos biênios 1979/1981 e 1981/1983, sob a presidência do juiz José Joaquim de Almeida Neto. "A Loman castrou os magistrados. Foi um grande incômodo para nós", recorda Almeida Neto, atualmente desembargador aposentado. A nova lei proibia, por exemplo, a participação de juízes na direção de qualquer entidade, a exceção das associações de classe. Em função disso, muitos magistrados que atuavam como professores tiveram que se afastar da chefia de departamentos dentro das universidades. Também vedava a possibilidade de juízes de 1ª instância substituírem os magistrados de 2ª instância, em caso de férias ou licença. "A proibição impedia a mudança da jurisprudência", afirma o ministro Horácio Pires, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), vice-presidente da Amatra 5 entre 1979 e 1981. Segundo Almeida Neto, a luta pela melhoria dos vencimentos o obrigou a se deslocar muitas vezes a Brasília para reuniões com a Anamatra e as demais Associações de Magistrados do Trabalho. Nesse período, a entidade baiana contou com a colaboração do então presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Carlos Coqueijo Costa, nomeado posteriormente para o cargo do ministro do TST. "A Amatra 5 tinha um ótimo relacionamento com a presidência do tribunal, apesar de se colocar numa posição de independência. O TRT pagava a passagem, hospedagem e diária nas nossas viagens", afirma. Somente no final do governo João Batista Figueiredo, por volta de 1983, houve melhoria nos salários da magistratura do trabalho. O ex-presidente da Amatra 5 relembra que, naquela época, os juízes costumavam se reunir no final da tarde no gabinete de Coqueijo Costa para discutir questões sobre Direito do Trabalho, em clima de descontração. "Coqueijo adorava uma discussão. E apesar de ser presidente do tribunal, tratava os demais juízes de igual para igual", garante Almeida Neto.