NOVA DIRETORIA CONCLAMA UNIÃO E SOLIDARIEDADE NA LUTA PELA INDEPENDÊNCIA DA MAGISTRATURA

29/05/2021

NOVA DIRETORIA CONCLAMA UNIÃO E SOLIDARIEDADE NA LUTA PELA INDEPENDÊNCIA DA MAGISTRATURA

Muita emoção na última sexta (28), na posse da nova Diretoria e dos novos Conselhos da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região – Amatra5, para o biênio 2021/2023. Em meio à pandemia Covid-19, o evento ocorreu de forma inédita, em ambiente telepresencial, transmitido ao vivo pelo Canal da Amatra5 no YouTube. Na ocasião, a juíza Cecília Pontes passou a presidência da entidade para o juiz Guilherme Ludwig.

Na abertura, Ana Mametto e Yacoce Simões executaram o hino nacional e um pout-pourri especial de músicas de exaltação à Bahia.

A ex-Presidente Cecília Pontes, despediu-se, ressaltando os resultados obtidos em que pese o cenário desfavorável. Fez um breve resumo de sua gestão e agradeceu à sua diretoria e a todos que colaboraram ao longo destes dois anos, reforçando, por fim, a esperança: “apesar de tudo, desejo que possamos, todos, manter sempre o nosso sorriso, por nós e pelo outro”.

Em seu discurso de posse, o novo Presidente, Guilherme Ludwig, tratou da Revolução 4.0, salientando que traz profundas transformações no exercício da função pela magistratura e convida a uma nova reflexão sobre os conceitos clássicos da relação de trabalho a partir dos reflexos da nova feição do sistema de produção. Ressaltou a importância de resguardar a independência da Magistratura e conclamou a união e a solidariedade de todos os magistrados associados.

“Agradeço, por fim, aos colegas Magistrados, associados que deram seu voto de confiança em nosso projeto e também a todos aqueles que participaram da discussão eleitoral. Vamos todos juntos construir esta gestão. A Amatra5 somos todos nós. Nossa participação é a força da Associação”, destacou o presidente recém-empossado.

Entre outras autoridades, abrilhantaram a solenidade Cláudio Brandão e Delaíde Arantes, Ministros do TST; Dalila Andrade, Desembargadora Presidente do TRT5; Professor Rodrigues Pinto, Presidente honorário da ABDT; Luiz Antônio Colussi, Presidente da Anamatra; Luis Carneiro Filho, Procurador-chefe do MPT; Fabrício Castro, Presidente da OAB/BA; e André Sturaro, Presidente da ABAT.

A íntegra da solenidade pode ser assistida no link:

O PERCURSO

O novo presidente da AMATRA5, juiz Guilherme Guimarães Ludwig é graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, na qual também obteve o seu Doutorado e Mestrado em Direito. É também especialista em Economia do Trabalho pelo Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É Professor de Direito e Processo do Trabalho na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e Titular da Cadeira da Academia Brasileira de Direito do Trabalho – ABDT.

Ingressou na Magistratura em 2002 no TRT da 3a Região/Minas Gerais, tendo permutado para o TRT da 13a Região/Paraíba em 2003, mesmo ano em que realizou nova permuta, chegando ao TRT da 5a Região/Bahia.

Neste Regional inicialmente como Juiz Volante e, em seguida, Auxiliar da 2a Vara do Trabalho de Itabuna e, sucessivamente, da 9a, 18a, 3a, 24a e 7a Varas do Trabalho de Salvador. Permaneceu na 7a Vara de outubro de 2007 até ser promovido, pelo critério do merecimento, em junho de 2015, a Juiz Titular da Vara do Trabalho de Bom Jesus da Lapa. Desde a remoção em novembro de 2019, exerce a Titularidade da Vara do Trabalho de Conceição do Coité.

Integrou o Conselho Consultivo da Escola Judicial do TRT5 em vários biênios, tendo sido o seu Vice-coordenador Acadêmico no último biênio até o último dia 07 de maio.

Na AMATRA5, foi Diretor de Prerrogativas (biênio 2005-2007), Diretor Cultural (nos biênios 2007-2009 e 2017-2019) e Diretor Vice-Presidente (biênio 2019-2021), tendo recebido, em 2018, a Comenda Fátima Stern do Mérito Judiciário.

 

A nova diretoria da Amatra5 tem a seguinte formação: 

Presidente: Guilherme Guimarães Ludwig

Vice-Presidente: Manuela Hermes de Lima

Diretor de Prerrogativas:  Leonardo de Moura Landulfo Jorge

Diretor Secretário: Agenor Calazans da Silva Filho

Diretora Tesoureira: Ana Paola Santos Machado Diniz

Diretor Cultural: Aloísio Cristovam dos Santos Junior

Diretor Social, de Esporte e Lazer: Álvaro Marcos Cordeiro Maia

Diretora de Comunicação: Maria Angela Magnavita Sampaio

Diretora de Aposentados e Pensionistas: Rosemeire Lopes Fernandes

Diretora de Cidadania e Direitos Humanos: Adriana Manta da Silva

Diretor da Ematra5: Joalvo Carvalho de Magalhães Filho

CONSELHO FISCAL

Titulares:

Gilmar Carneiro de Oliveira

Viviane Maria Leite de Faria

Marama dos Santos Carneiro

Suplentes:

Valtércio Ronaldo de Oliveira

Viviane Chistine Martins Ferreira

Gabriela de Carvalho Meira Pinto

CONSELHO DE ÉTICA

Titulares:

Rubem Dias do Nascimento Junior

Franklin Christian Gama Rodrigues

Edlamar Souza Cerqueira

Suplentes:

Marcos Oliveria Gurgel

Nadva Nascimento da Cruz

Anderson Rico Moraes Nery