Margareth Rodrigues Costa, associada da Amatra5, integra lista tríplice para o TST

11/11/2025

A desembargadora Margareth Rodrigues Costa, associada da Amatra5, foi escolhida para compor a lista tríplice destinada ao preenchimento de vaga de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em decorrência da aposentadoria do ministro Aloysio Corrêa da Veiga.

Na sessão extraordinária do Pleno do TST, realizada nesta terça-feira (11/11), foram escolhidas as desembargadoras Margareth Rodrigues Costa, do TRT da 5ª Região (BA), com 15 votos na primeira votação; Maria de Nazaré Medeiros Rocha, do TRT da 8ª Região (PA/AP), com 14 votos na segunda votação; e Márcia Regina Leal Campos, do TRT da 1ª Região (RJ), com 15 votos na terceira votação. As três magistradas são associadas da Anamatra.

Margareth foi nomeada desembargadora do TRT5 em 2014 pela então presidente da República, Dilma Rousseff, por critério de merecimento. Exerceu o mandato de Diretora da Escola Judicial (biênio 2017/2019). Atuou convocada no TST, convocada para substituir o ministro Luiz Phillipe Vieira de Mello Filho, quando este tomou posse no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Agora, a lista será encaminhada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que escolherá um dos nomes. A indicada passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal e, após aprovação pela maioria absoluta do plenário, será nomeada ministra do TST.

A sessão contou com a presença de representantes da Anamatra, entre eles o presidente Valter Pugliesi, o vice-presidente Marco Aurélio Treviso, a diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos Patrícia Sant’Anna e pelo presidente da Amatra5 e diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra, Leonardo Jorge.