A AMATRA5 CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08/03/2024

A juíza Maira de la Cruz, Diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Amatra5, em nome da entidade, faz vídeo em homenagem a todas as mulheres.

Desigualdade salarial, poucos cargos de liderança, assédio (moral/sexual), preconceito contra mães e falta de oportunidades em determinadas áreas são apenas alguns obstáculos para o estabelecimento da diversidade de gênero no ambiente de trabalho.

Muitos direitos e garantias foram conquistados em nosso país a exemplo do direito a remuneração igualitária, a proibição de discriminação de qualquer natureza, a garantia da manutenção do vínculo trabalhista para vítimas de violência doméstica, a licença maternidade e tantos outros. Porém, ainda existem muitas barreiras a serem enfrentadas.

Segundo o IBGE, as brasileiras ganham, em média, 77% do salário masculino para exercer as mesmas funções. Além disso, elas ocupam apenas 37,4% das funções gerenciais, mesmo sendo mais da metade da população brasileira. Mulheres negras recebem 57% menos do que homens brancos e 42% menos que mulheres brancas, ainda de acordo com o IBGE.

Por questões como essas, a Amatra5 ratifica a importância do reconhecimento e valorização da Justiça do Trabalho como pilar de combate às injustiças a que são acometidas tantas mulheres ao exercerem atividades laborais. Ao mesmo tempo, parabenizamos todas as mulheres, em destaque às que, ao longo da história, lutaram por mais dignidade, equidade e respeito.

Viva o Dia Internacional da Mulher!