Vice-presidente da Amatra5, Nadva Cruz, representa TRT-BA em premiação nacional de equidade racial do CNJ
19/11/2025
A vice-presidente da Amatra5, Nadva Nascimento da Cruz e a juíza Manuela Hermes representaram o TRT da Bahia na cerimônia do 2º Prêmio de Equidade Racial do CNJ, realizada nesta segunda (17/11), em Brasília. O Tribunal recebeu menção honrosa na categoria Boas Práticas pelo projeto “Bibliotecas Infantis Sankofa – Espaços de literatura infantil antirracista”, projeto idealizado pela Magistrada Viviane Martins, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho e contou com parceria da Amatra 5.
Nadva Cruz, que atua com a Juíza Dilza Crispina na coordenação do subcomitê Regional do Programa de Equidade de Raca, Genero e Diversidade do Tribunal Regional do Trabalho da 5a Região, reforçou a relevância da iniciativa, que leva às escolas públicas baianas ambientes de leitura com acervo afrocentrado, indígena e acessível, promovendo inclusão desde a infância.
A magistrada registrou, com especial satisfação, a valiosa contribuição da AMATRA5, cuja atuação reafirma o comprometimento dos juízes e juízas do Trabalho na Bahia com a promoção da justiça social, da igualdade racial e da formação cidadã. A participação ativa da Associação demonstra que nossa magistratura está atenta, sensível e engajada na construção de ambientes mais inclusivos. “Que esta menção honrosa não seja um ponto de chegada, mas um impulso para ampliarmos ações que combatam o racismo e promovam justiça, inclusão e dignidade. Juntos, seguimos reafirmando que representatividade importa e transforma”, disse.
A premiação reafirma o compromisso da Justiça do Trabalho com a proteção da infância, a promoção da igualdade e o estímulo a práticas antirracistas.