Culminância do TJC reúne autoridades e estudantes com participação ativa da Amatra5

18/11/2025

A culminância do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) foi realizada na manhã da última quinta-feira (14/11), na Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, reunindo magistrados, gestores públicos, representantes da Belgo Arames e estudantes das escolas participantes. A cerimônia marcou o encerramento das ações desenvolvidas ao longo de 2025, com foco em cidadania, ética e direitos trabalhistas.

Participaram do evento a vice-presidente da Amatra5, Nadva Cruz, a diretora de cidadania e direitos humanos da Amatra 5 Daniela Machado, a coordenadora do TJC na Bahia Carolina Nunes, a Juíza titular da 4ª Vara do Trabalho de Feira de Santana, Marúcia Belov. Presente ao evento e representando a Anamatra a coordenadora nacional do TJC Rosemeire Fernandes. O encontro contou ainda com a presença do do secretário municipal de Educação, Pablo Roberto, de Jilmara Lopes, coordenadora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames e representantes da Seduc, como Adriana Bulos e Raquel Guirra.

A implantação do programa TJC da Anamatra na Cidade de Feira de Santana é fruto da parceria entre AMATRA V, Belgo Arames e Secretaria Municipal de Educação e promoveu debates sobre direitos trabalhistas, relações de trabalho e responsabilidade social, aproximando jovens da rede pública da Justiça do Trabalho e da cultura cidadã. Ao longo do ano letivo, professores participaram de formações e desenvolveram projetos com os alunos sobre direitos fundamentais dos trabalhadores, ética nas relações de trabalho e participação social. Na culminância, as escolas Monteiro Lobato, Ana Brandoa e João Duarte Guimarães apresentaram os resultados das atividades, evidenciando o impacto do programa na formação crítica dos estudantes.

A atuação da Amatra5 e das instituições parceiras reforçou a relevância da educação como eixo de construção da cidadania. O desafio permanece em ampliar o alcance do programa e integrar, de forma contínua, debates sobre direitos e justiça ao cotidiano escolar.