Congresso é aberto pela presidente da AMATRA5, Cecília Pontes Barreto Magalhães

04/10/2019

O XXIX Congresso de Magistrados Trabalhistas da Bahia – COMAT – foi aberto com o coral formado por integrantes do projeto “Aprendiz em cena”, que cantou o Hino Nacional.  O coral é um projeto idealizado pela Superintendência Regional do Trabalho da Bahia e realizado pela associação fábrica Cultural.

A mesa de abertura foi composta pela presidente da AMATRA5, Juíza Cecília Barreto Magalhães, que deu as boas-vindas a todos os presentes no auditório. “O COMAT não nos permite apenas aprimorarmos nossos conhecimentos, mas permite também oportunidade ímpar de reencontro, congraçamento e estreitamento de relações que, aliás, entre advogados trabalhistas, procuradores e magistrados do trabalho sempre foram pautadas pela cordialidade. Cumprindo um dos seus objetivos estatutários, de pugna pela efetividade do Direito do Trabalho, e de promover ações sócio culturais no interesse dos seus associados, a AMATRA 5 realiza, hoje, o seu Congresso anual”.

Ainda na mesa de abertura, estavam presente a Desembargadora Corregedora Regional e presidente do TRT-5, Dalila Andrade, o Procurador chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Luiz Carneiro, o vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, Juiz Luiz Antônio Colussi, a vice-presidente da OAB do Brasil na Bahia, advogada Ana Patrícia Dantas Leão, o vice coordenador Acadêmico da Escola Judicial do TRT5, André Neves, o presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas, o advogado Evandro Pereira Filho e o diretor cultural da AMATRA5 Desembargador Marcos Gurgel. 

“Estamos passando por profundas transformações e ficamos felizes em ver a magistratura baiana debatendo e olhando para o futuro. A ABAT acredita e confia na magistratura baiana”, disse o presidente da ABAT, Ivan Isaac Pereira.

“Saímos fortalecidos daqui, pois este momento serve para a nossa união. Contem  com a OAB Bahia em todos os momentos”, completou Ana Patrícia Dantas Leão.

O juiz André Neves, da Escola Judicial do TRT5, disse que “estamos atravessando um dos momentos mais difíceis da Justiça do Trabalho, pois além das alterações legislativas temos a lei de abuso de autoridade. Estou certo de que os debates aqui serão de grande importância para o conhecimento e para que o trabalho seja sempre humano e digno”.

“Trago a solidariedade da ANAMATRA na certeza que a transparência vai esclarecer os fatos. Temos uma parceria muito sólida e trabalhamos juntos em defesa da Justiça do Trabalho, falou o vice-presidente da ANAMATRA, o Juiz Antônio Colussi.

Marcos Gurgel, diretor cultural da AMATRA5 ressaltou a importância de aprender a viver e a debater o pensamento contrário. “Da crise nós saímos mais fortalecidos com a união de todos”.

O Procurador chefe do Ministério Público do Trabalho, Luís Carneiro, frisou a importância de que as instituições se transformem nesse novo cenário de muito alerta. “O MPT busca a dignidade do trabalho e importância da Justiça Social “, disse.

Fechando as falas iniciais, a Desembargadora Corregedora Regional do TRT5, Dalila Andrade, falou que as crises existem para que as instituições se fortaleçam.  “Eventos como o COMAT mostram a necessidade de debates tão importantes e atuais para soluções que promovam a justiça e fortaleça o estado democrático de direito”.