TRT da Bahia elege dirigentes para o biênio 2011/2013
07 de setembro de 2011


A Mesa Diretora do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) para o biênio 2011/2013, a ser iniciado em 7 de novembro próximo, será composta pelos desembargadores Vânia Jacira Tanajura Chaves (presidente); Maria das Graças Silvany Dourado Laranjeira (vice-presidente); Valtércio Ronaldo de Oliveira (corregedor regional) e Maria Adna Aguiar do Nascimento (vice-corregedora regional). Os quatro dirigentes foram eleitos nesta segunda-feira (5), por votos de 28 desembargadores que compõem o Tribunal Pleno.

 



Confira abaixo o Discurso da Dra.  Maria das Graças Laranjeira, após a eleição da nova mesa diretora do TRT5:



“ Neste momento, o Tribunal Regional do Trabalho acaba de escolher aqueles que vão integrar a Mesa Diretora, para o biênio 2011/2013.



Os eleitos, brevemente estarão ocupando os respectivos cargos de Presidente, Vice-Presidente, Corregedor e Vice Corregedor.



Na dinâmica da vida social o poder exerce forte fascínio sobre as criaturas.



Muitas pessoas desejam ocupar cargos que lhes concedam poder sobre outros indivíduos, mas poucas sabem exercer esse encargo com a devida autoridade.



Ter poder não é o mesmo que ter autoridade.



Uma pessoa pode exercer autoridade mesmo não estando num cargo de poder, enquanto outra pode estar no poder e não ter autoridade necessária para o comando que o cargo lhe exige.



Em uma sociedade nem sempre justa, o poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado, disputado por todo o gênero, inclusive por meios meramente políticos.



Mas com a autoridade isso não ocorre. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada, nem advém da negociação política. Diz respeito a quem você é como pessoa, sua ética de vida, seu caráter e a influência que exerce sobre terceiros.



Para estabelecer autoridade, o líder precisa ser honesto, confiável, responsável, justo, dar bom exemplo e saber ouvir.



Quem tem autoridade pensa nas tarefas, mas não descuida dos relacionamentos, dos objetivos e finalidades precípuos da Instituição.



No processo administrativo, há sempre essas duas dinâmicas em jogo: a tarefa e o relacionamento com seus pares e com todos os administrados.



Conseguir o equilíbrio entre ambas é uma característica de quem exerce liderança com autoridade.



Neste momento em que somos escolhidos para o exercício dos cargos de direção desta Casa, busquemos assumi-los com o equilíbrio indispensável de quem os exercita com autoridade.



Uma característica fundamental de uma liderança pautada na autoridade é ter a certeza de que estamos aqui para “servir”. Ao contrário do que muitos pensam, o líder não vem para ser servido, e sim para servir. O poder lhe é concedido para que ele possa melhor exercer as suas funções. Essa é uma das essências da liderança = estar a serviço.



Já é antigo o pensamento filosófico que defende o cumprimento do dever como um serviço prestado a humanidade.



O líder ideal é aquele que, pela sua autoridade intelecto-moral, inspira os seus colaboradores e os eleva à condição de cooperadores e amigos.



 Quem tem autoridade efetiva não teme perdê-la ao se aproximar dos outros e tratá-los exatamente como gostaria que os outros o tratassem



Liderar é executar as tarefas que estão sob nossa responsabilidade ao tempo em que construímos bons e duradouros relacionamentos e alicerces seguros para o futuro desta Casa.



Com responsabilidade, no cumprimento da missão que nos cabe, procuremos com autoridade, e jamais apenas como alguém que detém o poder, exercer com bom senso as atribuições de cada cargo.



Trabalhar para a harmonia e equilíbrio desta Instituição é agora a principal tarefa de todos nós. Para isso, queremos contar com o apoio de cada um dos integrantes desta Corte, com os Juízes do Trabalho deste Regional, com nosso eficiente quadro de servidores. Também estão incluídas nessa grande tarefa as associações representativas – AMATRA5, ABAT, OAB, o grupo de advogados que aqui milita, bem como todos aqueles que possam contribuir para que este Tribunal prossiga em suas atividades com a harmonia e o zelo que sempre lhe foram peculiares.



A propósito, recordando a lição que nos deu o grande filósofo Sêneca, podemos afirmar: longo é o caminho ensinado pela teoria, curto e eficaz, aquele deixado pelo exemplo. Obrigada!”.



Fonte: TRT5


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital