TJC com foco no Trabalho Seguro é encerrado com festa na Arena
14 de julho de 2012

Com sensação de dever cumprido a Amatra5, encerrou com chave de ouro o Programa do TJC com enfoque no Trabalho Seguro na Fonte Nova. Na última sexta-feira (13), a Arena foi palco de uma grande festa realizada especialmente para os trabalhadores.

No ato público promovido pelo TST em parceria com TRT5 e AMATRA5 os operários receberam a visita de autoridades e personalidades do futebol e da música brasileira, como o ex-capitão da seleção brasileira, Cafu e a cantora Margareth Menezes.

O evento tem sido realizado em todos os estádios onde serão realizados a copa de 2014. No entanto, a ação desenvolvida na Arena Fonte Nova se destaca por um diferencial: “Salvador foi a primeira cidade que desenvolveu, antes do ato público, um programa planejado de conscientização e informação sobre prevenção de acidentes, direitos e deveres dos trabalhadores, prevenção do uso de drogas e outros temas importantes”, ressalta a Juíza, Ana Cláudia Scavuzzi, presidente da Amatra5. O reconhecimento por esse trabalho foi feito publicamente pelo diretor da Arena Fonte Nova, Alexandre Schiaviacco, que agradeceu os juízes e a Amatra5. “Gostaria de agradecer a dedicação desses juízes que vieram até nós para tratar de temas tão relevantes durante essas sete semanas que antecederam esse evento”, declarou.

Número de acidentes

Em 2011, a Bahia teve 18 mortes decorrentes de acidentes de trabalho no setor de construção, que registra, em média, 20% das ocorrências fatais. De 1998 a 2010, 38.515 trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil. Somente no ano de 2010, os acidentes notificados oficialmente totalizaram 720.128, o que representa uma média diária de quase dois mil acidentes.

Sobre os números, o ex-atleta Cafu comentou: “Esses são os números oficiais. Imaginem então o que não existe de acidente e de vítima sem a gente saber”. Cafu e Margareth Menezes foram acolhidos com muito carinho pelos operários, que se aglomeravam em busca de uma foto ou um autógrafo .  A cantora Margareth Menezes  fez um pedido para os gestores da obra: “Espero que todos vocês operários sejam convidados para a festa de inauguração desse novo estádio”. A seguir, quebrou o protocolo e cantou  para os presentes, momento de grande emoção para todos.

Cafu lembrou da importância da consciência e do papel de cada um na prevenção de acidentes. “ Faça da melhor forma aquilo que vocês sabem fazer. Trabalhar com segurança é a melhor forma de trabalhar”.  Em seguida, convidou o ajudante de produção Marcos Cláudio Almeida para simbolizar todos os operários.

Também falaram na cerimônia, os presidentes dos sindicatos dos trabalhadores (Sintepav), Adalberto Lima, e da construção civil, Carlos Lima, além do Secretário Nilton Vasconcelos.

Os operários ganharam kits com cartilhas e brindes oferecidos pela Amatra5, Azaleia, Federação Baiana de Futebol, Arena Fonte Nova, Fecomércio, SESI, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Sintepav, Sinduscon e Fundacentro.

O ministro aposentado do TST, Horácio Sena Pires, compareceu ao evento, prestigiado também pelo corregedor, além de desembargadores, juízes e advogados.


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital