Encontro de Sindicalistas e Juízes do Trabalho tem a presença de Ministro do TST
31 de julho de 2015
O Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Dr. Cláudio Brandão, participou, nesta quinta-feira, 30, do III Seminário "Sindicalismo e Justiça" (III Sindjust), realizado na Associação Comercial da Bahia, no Comércio. O Ministro esteve presente do início dos trabalhos, sendo muito aplaudido após breves palavras sobre a necessidade do diálogo social envolvendo patrões e empregados.  

O evento, uma realização da Juspetrum, com o apoio do TRT5, Amatra5 e Faculdade D. Pedro II, está debatendo até sexta, 31, diversos temas relacionados com a Justiça do Trabalho e o sindicalismo, envolvendo patrões, trabalhadores, advogados e juízes.

Participaram da mesa de abertura o presidente do TRT5, Desembargador Valtércio de Oliveira; o coordenador do evento, o juiz do Trabalho Agenor Calazans, a presidente da Amatra5, juíza Rosemeire Fernandes; a Desembargadora Débora Machado; os diretores da Faculdade D. Pedro II, Wadih Habib e Edmilson Pinho; o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Nordeste, Braulino Sena Leite; o presidente do Sindicato dos Lojistas, Paulo Motta; e o vice-presidente da Associação Comercial, Adary Oliveira.

O juiz Agenor Calazans abriu o evento destacando o aspecto plural do seminário, o que permite a troca de ideias entre os participantes. O presidente do TRT5, que recebeu um troféu pelos serviços prestados à magistratura trabalhista, disse que o Brasil vive uma crise institucional, com várias categorias em greve, inclusive parte dos servidores públicos. “Muito oportuno o tema desse seminário, pois a greve tem o ônus e o bônus e é preciso que isso fique bem claro para todos os envolvidos nesse processo”.

Depois da abertura, a Desembargadora Débora Machado foi apresentada pela também Desembargadora Luíza Lomba, que não poupou elogios à capacidade da colega de discorrer sobre o mundo do Direito do Trabalho. Em seguida, a palestrante fez uma abordagem histórica sobre o surgimento do direito de greve no Brasil e no mundo. Citando as primeiras leis trabalhistas e a etimologia da palavra, que origina-se do francês grève, proveniente da Place de Grève, em Paris, na margem do Rio Sena, local de reunião de desempregados e operários insatisfeitos com as condições de trabalho na época.

Nesta sexta, o evento terá a participação do juiz Gilmar Carneiro e do Desembargador Edilton Meireles. A presidente da Amatra5, juíza Rosemeire Fernandes, vai compor a mesa de encerramento, às 17h30, ao lado do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, Osmar José Gomes; e do presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia, Paulo Mota. 

No final, acontece o congraçamento do seminário, com o lançamento do CD “Uma dose de erva”, de Rita Cidhreira.
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital