A orquestra Corais Canto das Artes, da professora Leniza Santos, emocionou a todos que participaram do evento comemorativo aos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na cidade de Itapetinga, nesta terça- feira, dia 15, no auditório da Câmara de Vereadores. Para marcar a data foi realizado o seminário Trabalho Seguro, que contou com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Desembargadora Vânia Chaves, e da juíza do Trabalho em Itapetinga Rosemeire Lopes Fernandes, que é também integrante do Comitê Nacional do TJC.
Na abertura do evento, além da apresentação da orquestra, foi exibido um filme contando a história da CLT no país e suas conquistas ao longo dessas sete décadas. A presidente do TRT5 agradeceu a participação de todos no evento e ressaltou o papel da Justiça do Trabalho na sociedade. “Estamos em Itapetinga não só para comemorar os 70 anos da CLT, mas também para divulgar nossa campanha sobre Saúde e Segurança no Trabalho”, disse Dra. Vânia, que aproveitou para anunciar que em breve será inaugurado o Fórum da Justiça do Trabalho na cidade.
Já a juíza Rosimeire Fernandes agradeceu a presença de todos e comentou a respeito das demissões que ocorreram e que ainda ocorrem em Itapetinga, se mostrando preocupada com a situação. “Fico muito contente com a presença de vocês para podermos comentar a respeito da comemoração dos 70 Anos da CLT e falar também sobre a saúde do trabalhador”, disse.
O evento contou ainda com as presenças do Procurador do Trabalho Luiz Felipe dos Anjos de Melo Costa; do gerente do Ministério do Trabalho e Emprego de Vitória da Conquista, Dr. Renato César Loura; do vice-prefeito Alécio Chaves, representando o prefeito de Itapetinga José Carlos Moura, vereadores, secretários municipais, empresários, educadores e profissionais liberais.
O Brasil é quarto colocado no ranking mundial de acidentes de trabalho, atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Rússia. Segundo a Previdência Social brasileira, há uma morte a cada três horas de jornada diária. Na Bahia, a campanha Trabalho Seguro já passou pela Arena Fonte Nova, em julho de 2012, quando o ex-jogador Cafu veio especialmente para o evento, além da cantora Margareth Menezes e autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.
Também ocorreram seminários na Federação das Indústrias da Bahia, em 2012, além de um evento no Cofic. A cartilha Trabalho Seguro e Saudável, produzida pela Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), foi distribuída como mais um instrumento de conscientização.