Resultado da correição na Justiça do Trabalho será divulgado na sexta-feira (16)
18 de agosto de 2011


Durante toda essa semana, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) passa por avaliação da prestação dos serviços judiciários e administrativos. Com isso, a sociedade vai saber como anda o trabalho dos magistrados do Trabalho no Estado da

Bahia. O corregedor afirma estar impressionado em como o TRT5 trabalha para solucionar logo o pagamento dos trabalhadores e muitos não sabem. Prova disso é a criação da Central de Execuções, ano passado, que agiliza o fim das ações trabalhistas. O relatório final dos trabalhos da semana será apresentado pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Antônio José de Barros Levenhagen, nesta sexta-feira (19), durante sessão do Pleno, no térreo do Edifício Coqueijo Costa, em Nazaré. Às 11 horas, o ministro receberá a imprensa para entrevista coletiva.

 

A correição periódica na esfera judiciária busca averiguar o cumprimento de prazos e de procedimentos judiciais, de acordo com acordo com as normas. Também ocorre auditoria administrativa, que verifica questões ligadas à tecnologia da informação (segurança da informação dos processos e infraestrutura), ao pessoal e a gestão do Tribunal. Na área judiciária, será analisada uma amostragem de processos judiciários de segunda instância. A quantidade em cada tribunal varia de acordo com a movimentação processual, mas deve ser representativa, de forma a contemplar, no mínimo, 95% do conjunto. Neste ano está prevista no TRT5 a avaliação de 300 processos, sendo 110 recursos ordinários, 110 agravos de petição e 80 processos sumaríssimos, aquelas causas cujos valores são limitados e sujeitos a um procedimento mais célere. Todos tiveram origem ou foram admitidos em 2011.

 

Quanto à auditoria administrativa, realizada pela equipe do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), está prevista a análise de 116 processos originados em 2010, mas o número pode crescer e abranger documentos de outros períodos. Desde o ano passado, a Presidência do TRT5 vem fornecendo informações e encaminhando alguns processos digitalizados para avaliação preliminar dos atos administrativos do TRT5. O grupo de trabalho também teve acesso ao banco de dados relativo à área de pessoal e apresentou questionário que foi respondido pelos gestores da área de tecnologia do Tribunal baiano. A partir dos elementos colhidos será produzido um relatório que, depois de submetido à manifestação do Regional, será encaminhado ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Os interessados podem fazer a inscrição com Josemar, pelo telefone 3319 7009.



Fonte: TRT5


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital