Programa Trabalho, Justiça e Cidadania será implantado em Porto Seguro
24 de maio de 2007


 



O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania está chegando à cidade de Porto Seguro, no Sul da Bahia. A idéia é implantar um projeto piloto no segundo semestre de 2007 em escolas públicas estaduais, beneficiando principalmente os estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio. O programa é uma iniciativa da Amatra 5, sob a coordenação da juíza Soraya Gesteira.



A articulação para a implantação do TJC na cidade está sendo conduzida pela juíza Rosemeire Fernandes, titular da Vara do Trabalho de Porto Seguro. A primeira reunião para discutir o assunto foi realizada no dia 10 de maio no auditório da OAB em Porto Seguro, com a participação de cerca de 50 advogados, sindicalistas, contadores, representantes do Sebrae, professores e diretores de escolas estaduais e municipais, incluindo a presidente da seção local da OAB, Ilma Gonçalves.



Na oportunidade, a juíza explicou o funcionamento e os objetivos do programa, que visa divulgar noções de ética, cidadania, direitos sociais e do trabalhador junto às escolas públicas e privadas. A seguir, foi mostrado um vídeo realizado pela Amatra 5, mostrando a implantação do TJC nos Colégios Estaduais Hamilton Lopes e Raphael Serravalle, em Salvador, ao longo de 2006.



Segundo Rose Fernandes, a receptividade à implantação do programa em Porto Seguro e cidades vizinhas foi enorme. "Os participantes, em especial os professores e diretores das escolas, ficaram empolgados com a idéia, pois acreditam que o programa atende às necessidades da comunidade", afirma a juíza.



A proposta apresentada pelos diretores é de que a capacitação dos professores para trabalhar com os temas do Direito do Trabalhador, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, entre outros, seja feita de forma conjunta, de forma a permitir a implantação do programa em várias escolas do município.



Os representantes dos sindicatos também querem de ser incluídos no programa, pois consideram fundamental informar os trabalhadores da cidade quais são os seus direitos e deveres enquanto trabalhadores e cidadãos.



Nova reunião foi marcada para esta sexta-feira, dia 25 de maio, para discutir uma pauta de trabalho e quais as escolas a serem abrangidas pelo projeto piloto. 



 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital