Programa TJC está inserido no Caderno de Boas Práticas da OIT
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), em parceria com as Amatras e TRTs, foi inserido no Caderno de Boas Práticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O reconhecimento veio depois que o Programa foi apresentado na III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, realizada em 2013, em Brasília.
A juíza Rosemeire Fernandes, presidente da Amatra5 e membro da comissão nacional do TJC, participou do evento em 2013, atuando como moderadora na plataforma virtual onde o programa foi inscrito como boa prática. “É uma grande alegria grande saber que esta ação solidária dos juízes brasileiros, e que beneficia nossos estudantes e trabalhadores há mais de uma década, integra agora o Caderno de Boas Práticas da OIT. Trata-se do reconhecimento da comunidade internacional e a prova de que tem valido a pena o esforço de todos os envolvidos nessa ação”.
O TJC, concebido para aproximar o Poder Judiciário Trabalhista da sociedade, difunde noções de Direitos e Garantias Fundamentais, de direitos trabalhistas, Cidadania, Ética e Acesso à Justiça, através de ações sócio educativas. Com a inclusão do TJC nessa publicação da OIT, a expectativa agora é de que a iniciativa possa ser difundida em outros países.
A "Semana de Erradicação do Trabalho Infantil de Itapetinga", atualmente em sua quinta edição, também foi incluída no Caderno de Boas Práticas da OIT.