Programa TJC é apresentado aos novos juízes
04 de julho de 2014
Os 11 novos juízes do Trabalho da Bahia aprenderam, nesta quinta-feira, dia 3, como funciona o programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). A juíza Rosemeire Fernandes, da comissão nacional do TJC, fez uma palestra com vídeos e slides, contando um pouco o histórico das atividades e a situação atual do programa.

Segundo a juíza Rosemeire Fernandes, o TJC, que completa em dezembro 10 anos de existência, é um dos principais canais de comunicação do magistrado do Trabalho com a sociedade. “As ações do programa envolvem não só orientação aos estudantes, mas a formação de multiplicadores do conteúdo”, disse a juíza.

O programa permite ainda a aproximação com outras instituições, como o Ministério Público do Trabalho (MPT), que criou o “MPT na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil”, voltado para a formação de uma rede de proteção que inclua toda a comunidade escolar e alerte sobre os prejuízos do trabalho infanto-juvenil.

Outra conquista do TJC foi a adesão da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que lançou em Genebra, na Suíça, uma cartilha sobre o tema, que já foi distribuída para todos os países africanos de língua portuguesa.

Dra. Rosemeire destacou ainda que a Bahia foi o primeiro Estado da Federação a criar uma agenda do Trabalho Decente, da qual participa desde 2009. “Outra ação importante são as caravanas de erradicação do Trabalho Infantil, nas quais os juízes levam conscientização para os municípios mais carentes da Bahia”, destacou a magistrada.

O TJC foi também finalista do Prêmio Innovare, com o “case” da Arena Fonte Nova. A juíza mostrou fotos da ação de capacitação dos magistrados com os operários que construíram o estádio e do encerramento, que contou com a presença do ex-capitão da seleção brasileira, Cafu. 

A ação mais recente aconteceu em Feira de Santana, onde o TJC contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e o próprio prefeito participou do início e do encerramento das atividades.

Ao final da palestra, a juíza Bradiane Farias Ribeiro Lima destacou a importância do TJC para aproximar os magistrados do Trabalho da sociedade. Como já atuava como servidora da Justiça em Feira de Santana antes de passar no concurso, ela conta que já tinha ouvido falar do programa, mas que não sabia de seu alcance. “É importante o magistrado se preocupar com o trabalho seguro”, disse.

 
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital