Professores de Feira de Santana serão capacitados sobre Justiça e Cidadania
29 de setembro de 2015
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) volta a Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, para capacitar professores e alunos sobre Direito e Cidadania, Legislação e Realidade. O II Seminário do TJC da cidade será realizado nos dias 1º e 2 de outubro no auditório do Ceteb (Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia), sob a coordenação da juíza do Trabalho Monique Fernandes.

O primeiro TJC em Feira aconteceu em 2013/2014 e cumpriu todas as etapas, finalizando com a culminância, que é o momento em que os alunos expõem o que aprenderam em sala de aula. Participaram, no dia 6 de junho do ano passado, estudantes de cinco escolas municipais (foto).

Este ano, o TJC volta a mobilizar a rede municipal de ensino. A solenidade de abertura do II Seminário acontece no dia 1º, quinta-feira, às 8h30, e em seguida a juíza do Juíza do Trabalho Rosemeire Fernandes, presidente da Amatra5 e membro da Comissão Nacional do TJC na Anamatra, vai explicar como funciona o programa.

Na sequência, a desembargadora Vânia Chaves faz uma palestra sobre “O Trabalho Infantil e os Impactos do Trabalho Precoce sobre a Saúde da Criança e do Adolescente”.

Depois de um breve intervalo, as juízas Rosemeire Fernandes e Monique Fernandes abordam o tema “Direitos e Garantias Fundamentais do Trabalhador”.

Na parte da tarde, a presidente da Amatra5 fala sobre terceirização e a juíza Monique Fernandes sobre “Direitos humanos no ambiente de trabalho”. Na sequência, o juiz Agenor Calazans, coordenador do TJC na Bahia, aborda o tema “Trabalho Doméstico”. Depois será aberto um debate com os professores.

Trabalho rural

Na sexta-feira, dia 2, o evento recomeça às 9h, com o Auditor Fiscal do Trabalho e Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho, Alison Carneiro dos Santos, falando sobre “Trabalho Rural”.

A palestra seguinte ficará a cargo do desembargador do Trabalho Luiz Roberto Peixoto Mattos Santos, que vai falar sobre “Trabalho Seguro e Saudável”. Depois de um breve intervalo, o Procurador do Trabalho Jairo Sento Sé aborda o tema: “Trabalho Escravo”

Na parte da tarde serão realizadas Oficinas Pedagógicas, a partir das 13h30, com o seguinte tema: “A Cidadania em sala de aula e o Direito do Trabalho em pauta. Construindo ferramentas de aprendizagem”.

A coordenação será de juízes do Trabalho e advogados e participam professores e coordenadores pedagógicos. Depois, às 16h, serão apresentadas as conclusões.

O evento é uma realização da Amatra5 (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região) com a parceria do TRT5 e Direc e, ainda, com o apoio do MPT, OAB-BA – Subseção Feira de Santana e GRTE (Gerência Regional do Trabalho e Emprego) do município.

Salvador e Feira

O TJC iniciou suas atividades este ano em Salvador, com um ciclo de palestras sobre Direito do Trabalho para professores e alunos do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEP-BA), Centros Interdisciplinares (Cenint) e colégios estaduais Hamilton Lopes e Landulfo Alves, unidades que integram o Complexo Educacional Oscar Cordeiro, em Água de Meninos.  Já foram realizadas palestras sobre terceirização e trabalho doméstico e a próxima será no dia 20 de outubro, às 19h, com o tema “Direitos do Trabalhador - Jornada e Salário”.

O programa é uma iniciativa da Anamatra e incentiva magistrados, membros do Ministério Público, advogados e professores a disseminar noções básicas de direitos fundamentais em escolas públicas do país. Nos Estados, o TJC é realizado pelas Amatras locais e parceiros. Desde sua criação, em 2004, o Programa já beneficiou mais de 100 mil alunos e jovens trabalhadores em diversas partes do Brasil.

MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital