Prevenção é palavra de ordem na Arena Fonte Nova
31 de maio de 2012

De acordo como anuário da Previdência, em 2010 forma registradas  2.712 ocorrências de acidentes de trabalho fatais no Brasil. Diante desse cenário, o  Programa Trabalho Seguro do TST, em parceria com o TRT 5 e AMATRA5,  está implantando o TJC, com foco no Trabalho Seguro, no canteiro de obras da Arena Fonte Nova.



Hoje ( dia 31) foi realizado o terceiro encontro com a participação dos juízes Gilmar Carneiro, Soraya Gesteira, Rosemeire Fernandes e do procurador do MPT, Dr. Luiz Antônio  Barboza.  Com o tema Trabalho Seguro, o juiz Gilmar Carneiro abordou a importância da utilização do EPI – Equipamento de Proteção Individual. “A palavra de ordem é prevenção. O  EPI  foi  feito para proteger o trabalhador.  A não utilização pode ser considerado descumprimento de uma ordem, além de trazer consequências irreversíveis”, ressaltou o juiz.



Já o procurador Luiz Barbosa, falou sobre a responsabilidade de ordem civil do empregador e do empregado.   Ele lembrou a importância da proteção coletiva para o trabalho seguro. Além da utilização de EPI, que é feita individualmente, é preciso estar atento para bandejas secundárias, instalação de cabos guias e guarda-corpo, pois na construção civil, uma ação individual  poderá trazer graves  consequências para a segurança de outros trabalhadores.



O programa prevê ainda outros três encontros que contarão com mini-palestras e vídeos. A culminância do programa será realizada no dia 13 de julho, em Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil e terá a presença do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen. O próximo encontro na Arena Fonte Nova será no dia 14 de junho e tratará  sobre a dependência química e os seus efeitos no ambiente de trabalho.



ASCOM/ AMATRA5


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital