Presidente da Amatra5 participa de campanha contra o trabalho infantil em Itapetinga

A presidente da Amatra5, juíza Rosemeire Fernandes, está em Itapetinga, na região Sudoeste do Estado, participando das ações voltadas para o combate ao trabalho infantil. Ao longo de toda a semana estão sendo realizadas atividades visando conscientizar a população local para o problema.
Nesta quarta-feira, dia 10, a Concha Acústica local foi palco de apresentações de crianças e adolescentes da cidade, que encenaram peças com a temática da campanha. Além disso, estão sendo realizadas palestras de esclarecimento e sensibilização das famílias.
A coordenadora da Proteção Especial do município, Cris Nunes, ministra palestra nesta quinta-feira, dia 11, no Colégio Polivalente, sobre trabalho infantil e a inserção dos jovens no mercado local. “Esse tipo de iniciativa é muito importante para que todos fiquem atentos para esse grave crime que é tirar a criança da escola e do lazer para colocá-la precocemente no mercado de trabalho”, destaca a presidente da Amatra5.
A campanha, cujo tema é “Sim à educação de qualidade, não ao trabalho infantil”, está mobilizando também outras entidades, como o Fetipa (Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente), o MPT e o TRT5.
Em Salvador, além de palestras em escolas da rede municipal, os integrantes do Fórum vão colocar cartazes e placas nas praças de pedágio das Concessionárias Bahia Norte, Via Bahia e Litoral Norte para divulgar a campanha.
No Brasil, a Constituição proíbe qualquer tipo de trabalho por menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.