Prazo para responder pesquisa sobre Perfil do Magistrado vai até 20 de dezembro
01 de dezembro de 2005


Os magistrados do trabalho de todo o país têm até o dia 20 de dezembro para responder à pesquisa sobre o perfil sociológico da Justiça do Trabalho, através de questionário encaminhado via correio ou diretamente no site da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). A data final para preencher o formulário já havia sido prorrogada duas vezes, mas as autoras da pesquisa decidiram estendê-lo para possibilitar a participação de um universo maior de magistrados. O novo prazo não será mais adiado.



O estudo, desenvolvido pelas professoras Ângela de Castro Gomes (Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal Fluminense), Regina de Moraes Morel e Elina Fonte Pessanha (Universidade Federal do RJ), objetiva reconstituir a história da Justiça do Trabalho e do Direito do Trabalho no Brasil e traçar um perfil sociológico dos magistrados da área. Ao mesmo tempo, busca colher opiniões sobre questões relacionadas com o papel da Justiça do Trabalho e grandes temas nacionais, como a ampliação da competência, o combate ao trabalho escravo e infantil, a hierarquização das políticas sociais, políticas de emprego e as reformas sindical e trabalhista.



No último dia 24 de novembro, Ângela Gomes esteve em Salvador para entrevistar a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5a Região (Amatra 5), juíza Maria de Fátima Stern, bem como os juízes Marco Antônio Nascimento e João Batista Souza. No questionário foram feitas perguntas a respeito, por exemplo, da carreira do magistrado e de sua formação acadêmica.



Além de contarem com o apoio integral da Anamatra, as pesquisadoras também recebem ajuda do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).



Pesquisa acadêmica traça perfil da Justiça do Trabalho no país



A História do Direito e da Justiça do Trabalho no Brasil é o tema central da pesquisa que vem sendo desenvolvida pelos professores Angela de Castro Gomes, da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Federal Fluminense, Elina da Fonte Pessanha e Regina de Moraes Morel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



O projeto, que integra o programa "Direitos da Cidadania", representa a primeira pesquisa acadêmica no país que tem como objeto de estudo a Justiça do Trabalho. O objetivo é não apenas traçar um perfil dos magistrados, mas também constituir um acervo de fontes orais sobre a história da magistratura trabalhista.





 



 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital