OIT faz diagnóstico sobre liberdade sindical e negociação coletiva no trabalho doméstico
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) realiza nesta quinta-feira, dia 13, uma reunião em Salvador que vai abordar o tema “Liberdade sindical e negociação coletiva no setor do trabalho doméstico no Brasil”. O evento será às 15h30 na sala de reunião do gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), no Centro Administrativo da Bahia.
A partir de uma metodologia já aplicada em sete países, o processo implementado pela OIT permite obter informações importantes que possam servir de base para avançar na promoção do direito à liberdade sindical e negociação coletiva, por meio de um plano de ação com estratégias adaptadas ao setor.
Com os avanços vivenciados pelo Brasil no campo da liberdade sindical e negociação coletiva ao longo dos últimos anos e, mais recentemente, especificamente na conquista de direitos por parte de trabalhadores e trabalhadoras domésticas, a OIT considera o momento oportuno para esse tipo de ação.
O diagnóstico no Brasil ocorre em duas etapas. A primeira aconteceu nos dias 3 e 4 de fevereiro, em Brasília, quando uma equipe de especialistas da OIT teve a oportunidade de conversar com os atores envolvidos. A segunda etapa ocorre em Salvador.
Durante a missão, a equipe de especialistas da OIT se reunirá com representantes de governo estadual envolvidos com o tema para compreender suas opiniões e experiências.