Oficina de psicanálise exclusiva para magistrados
28 de fevereiro de 2012


 



A Escola Judicial promoverá no próximo dia 02 de março ( sexta ), das 10 às 12h a oficina Direito e Psicanálise, com psicanalista Mônica Veras. O evento que prevê quatro ateliês, será realizado, na sala do CDP (Fórum do Comércio, 11º andar) e será exclusivo para magistrados. As inscrições podem ser feita pelo e-mail: escolajudicial@trt5.jus.br



Nesse primeiro ateliê, será abordado o tema “A lei na construção da subjetividade humana”. A ideia é de que os ateliês sejam espaços de construção de um novo tecido de interface do saber psicanalítico com o Direito. Assim, em cada ateliê o tema será apresentado e desenvolvido pela psicanalista convidada para, em seguida, ser aberto espaço de discussão.



A sociedade contemporânea vive transição paradigmática que se reflete na emocional dos sujeitos. Os distúrbios de ordem psicológica são cada vez mais freqüentes – ansiedade, distúrbios de humor e depressão, por exemplo, são sintomas que a muitos acometem. Os sujeitos contemporâneos estão, pois, mais fragilizados, sob o ponto de vista emocional, porque mais ansiosos e tensos.



Essa realidade não é diferente no mundo da magistratura trabalhista, em face das enormes responsabilidades que envolvem o ato de julgar, bem como em decorrência do trabalho excessivo, das rotinas aceleradas e das metas do CNJ a serem cumpridas.



Para evitar os dissabores e perigos inerentes a essa configuração, os ateliês propostos propõem-se a ofertar aos magistrados trabalhistas oportunidade de reflexão e discussão sobre o exercício da profissão e suas mazelas emocionais, com intermediação de uma profissional experiente e competente.



Informações sobre a Psicanalista Mônica Veras:



Especialista pela Université de Nancy II/França. Psicóloga. Professora do Departamento de Psicologia da UFBa (1982/1997). Professora do Curso de Especialização em Terapia de Família da UCSal (1991/2000). Professora do Curso de Teoria Psicanalítica - Especialização da UFS (2000/2005). Criadora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da Unifacs (2002/2003). Conferencista do Hospital Robert Ballanger de Aulnay sous Bois em Paris (1993/2008). Presidente do NAPSI - Núcleo de Atendimento Psicológico (ONG) desde 1997.



Cronograma dos 4 ateliês:



Todos acontecerão sempre em dias de sexta-feira, das 10 às 12 h, na sala de aulas da CDP, no auditório do Comércio.



Temas:



1º) A lei na construção da subjetividade humana - 2 de março (sexta-feira)



2º) Psiquismo e instâncias superegóicas – 27 de abril (sexta-feira)



3º) As estruturas psicopatológicas e o ato de julgar – 25 de maio (sexta-feira)



4º) Sintomas psíquicos-ocupacionais: estratégias de escuta – 15 de junho (sexta-feira)


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital