
O novo Código de Processo Civil, ao favorecer o julgamento de mérito, acaba com alguns obstáculos criados pela chamada jurisprudência defensiva, obstáculos que por vezes tiram o sono do advogado. Esta é a visão de Estevão Mallet (
foto), um dos palestrantes do XXV COMAT (Congresso dos Magistrados Trabalhistas da Bahia), que acontece nesta sexta-feira, 25, no Hotel São Salvador (antigo Matiz), durante todo o dia.
O advogado paulista vai falar sobre “As Novidades da Cognição Processual Civil Aplicáveis ao Processo do Trabalho“. Segundo ele, a cognição está ligada à ideia de conhecimento. "No processo civil, indica a atividade intelectiva do juiz, quando ele busca interpretar a lei e apurar os fatos, para dizer qual é a solução jurídica aplicável ao caso sob julgamento."
Sobre o novo CPC, Mallet acredita que, embora existam algumas mudanças, elas são mais tímidas do que se tem apregoado. "Não haverá, com certeza, uma revolução. Algo mudará, mas, no essencial, permanece o quadro hoje em vigor", diz.
Na visão do advogado, a afirmação de alguns de que os processos serão julgados mais rapidamente não deve confirmar-se. "O novo CPC não lida com dois fatores muito importantes na morosidade processual: a Fazenda Pública em juízo e os estímulos extraprocessuais para a judicialização dos conflitos. Faltou ao legislador, para fazer uma reforma mais significativa, um pouco de análise econômica do Direito".
O XXV COMAT terá ainda outras palestras voltadas para magistrados, juristas, procuradores, advogados, servidores do Judiciário e estudantes de Direito. O tema deste ano é: “Reflexo do Novo CPC no Processo do Trabalho”.
A abertura será às 8h30 e ficará a cargo do juiz federal Luiz Salomão Amaral Viana, que vai falar sobre “Os Novos Paradigmas do Processo Civil”. Em seguida, o Desembargador Edilton Meireles de Oliveira Santos abordará o tema: “A Supletividade e a Subsidiariedade no Novo CPC: Pode-se Falar em um Novo Processo do Trabalho?”
O congresso prossegue com uma palestra sobre “As Novidades da Execução Processual Civil Aplicáveis ao Processo do Trabalho”, com o Desembargador do Trabalho Aposentado José Augusto Rodrigues Pinto, que debaterá com os advogados Roberto Dórea Pessoa e Tércio Roberto Souza e os juízes trabalhistas Luciano Martinez, Thaís Mendonça Aleluia da Costa e Silvia Isabelle Teixeira.
Na parte da tarde, a palestra de Estevão Mallet terá como debatedores os juízes Paulo César Temporal, Ana Paola Diniz, Fabiano de Aragão Veiga e Andréa Presas Rocha e a Procuradora do MPT, Rosângela Rodrigues Dias de Lacerda.
Na sequência, será a vez do ministro do TST, Cláudio Brandão, falar sobre “O Novo Sistema Recursal e o Processo do Trabalho.” Fechando a programação, o vice-presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), juiz Guilherme Guimarães Feliciano, vai abordar o tema
“Independência do Juiz e o NCPC”.
A presidente da Amatra5, juíza Rosemeire Fernandes, destaca que o congresso reúne grandes juristas, cujos conhecimentos contribuirão em muito para o debate sobre o que muda no Processo do Trabalho com a entrada em vigor do novo CPC.
Informações: supervisao@amatra5.org.br (71)3284-6970/8845-7898
Programação:
08:30h – Palestra de Abertura
Tema:
“Os Novos Paradigmas do Processo Civil”
Palestrante: Luiz Salomão Amaral Viana – Juiz Federal/BA
09:20h – Palestra
Tema:
“A Supletividade e a Subsidiariedade no Novo CPC: Pode-se Falar em um Novo Processo do Trabalho?”
Palestrante: Edilton Meireles de Oliveira Santos – Desembargador do Trabalho – TRT/BA
10:10h – Coffee break
10:30h – Roda Viva
Tema: As Novidades da Execução Processual Civil Aplicáveis ao Processo do Trabalho”
Palestrante: José Augusto M. C. Rodrigues Pinto – Desembargador do Trabalho Aposentado –TRT/BA
Debatedores: Ana Paola Machado – Juíza do Trabalho - TRT/BA
Andréa Presas – Juíza do Trabalho - TRT/BA Fabiano Veira – Juiz do Trabalho - TRT/BA
Paulo Temporal – Juiz do Trabalho - TRT/BA
Rosângela Rodrigues – Procuradora do Trabalho
12:00h – Intervalo para almoço
13:00h – Roda Viva
Tema: “As Novidades da Cognição Processual Civil Aplicáveis ao Processo do Trabalho“
Palestrante: Estevão Mallet – Advogado/SP
Moderadora: Soraya Gesteira de Azevedo Lima Marques
Debatedores: Luciano Martinez – Juiz do Trabalho - TRT/BA
Roberto Dórea Pessoa – Advogado/BA
Silvia Isabelle – Juíza do Trabalho - TRT/BA
Tércio Roberto P. Souza – Advogado/BA
Thaís Mendonça – Juíza do Trabalho - TRT/BA
14:30h – Palestra
Tema:
“O Novo Sistema Recursal e o Processo do Trabalho“
Palestrante: Claudio Mascarenhas Brandão – Ministro do TST
15:20 – Lançamentos de livros
Monique Fernandes Santos Matos
José Augusto Rodrigues Pinto
15:50h – Palestra de Encerramento
Tema:
“Independência do Juiz e o NCPC
“
Presidente: Rosemeire Lopes Fernandes
Palestrante: Guilherme Guimarães Feliciano – Juiz do Trabalho - TRT/SP
16:40h – Coquetel de Encerramento