
A população baiana ganhou nesta quarta-feira, 25, um aplicativo que permitirá acessar os principais serviços oferecidos pela Justiça do Trabalho no Estado. O lançamento do “TRT5-Mobile” aconteceu no Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), em Nazaré, durante coletiva de imprensa, que reuniu, além de jornalistas, magistrados, servidores, advogados e procuradores. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pela loja virtual de aplicativos Play Store inicialmente apenas para dispositivos do sistema android, mas a previsão é de que em até 20 dias seja disponibilizado também para iphones, que operam pelo sistema IOS.
''O lançamento desse aplicativo, além de deixar a Justiça do Trabalho mais próxima do cidadão, coloca o TRT da Bahia num patamar de alta relevância e acessibilidade para a sociedade e de pioneirismo perante outros tribunais do Trabalho'', afirmou a presidente do TRT5-BA, desembargadora Maria Adna Aguiar. Ela agradeceu nominalmente a todos que participaram e contribuíram no desenvolvimento do aplicativo, capitaneados pelo gestor do projeto, juiz Firmo Leal Neto, pela diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), Érica Cristina Tavares, e pelo gestor do projeto, o servidor da Setic Rafael de Oliveira. Para facilitar o uso do aplicativo, a presidente anunciou ainda que o Fórum do Comércio terá acesso à internet sem fio (WIFI) a partir do dia 6 de junho.
De acordo com o juiz Firmo Leal Neto, a ideia do aplicativo surgiu diante da necessidade de divulgar informações às partes através do celular, o principal meio de acesso à internet no Brasil, de acordo com recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “É um aplicativo de inclusão e facilitação do acesso para a sociedade ao sistema do TRT5-BA. A ideia é democratizar o máximo possível o acesso à informação em um sistema eficaz e eficiente”, afirmou o magistrado.
Por meio do aplicativo, qualquer cidadão pode, em tempo real, ser notificado sobre a movimentação dos seus processos, ver o histórico e abrir sentenças e outros documentos. Os usuários poderão ainda acessar notícias sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho na Bahia e suas campanhas de combate ao trabalho infantil e escravo, e contra os acidentes de trabalho. Uma das maiores vantagens é o fato de o usuário poder definir quais processos pretende acompanhar permanentemente, fixando-os como favoritos.
Com informações da Ascom do TRT5