Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/5/55/2a/site1382735168/includes/inc-funcoes.php on line 11
Nova presidente da Amatra5 vai lutar pela valorização da Justiça do Trabalho | Amatra 5
Nova presidente da Amatra5 vai lutar pela valorização da Justiça do Trabalho
11 de maio de 2017
Conduzir os destinos da Amatra5 com lisura e determinação, além de lutar pelas prerrogativas do Juiz do Trabalho e pela valorização da Justiça. Estes foram alguns compromissos assumidos pela nova presidente da Associação (biênio 2017/2019), juíza Angélica Ferreira, que tomou posse, junto com a nova diretoria, sexta-feira, dia 5, em cerimônia realizada no Hotel Sheraton.

A solenidade marcou também os 40 anos da entidade, com uma série de homenagens aos ex-presidentes e fundadores, além de uma palestra proferida pelo presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), desembargador James Magno Araújo Farias, sobre “Direitos Sociais no Brasil. O Trabalho como Valor Constitucional”.

Ainda durante o discurso de posse, a nova presidente elogiou o trabalho desenvolvido pela gestão anterior, assim como agradeceu a confiança dos colegas que elegeram a chapa União e Ação. Ressaltou também o momento delicado que atravessa a Justiça do Trabalho, conclamando os magistrados a se unirem em torno da associação.

O evento foi aberto pela presidente que estava deixando o cargo, Rosemeire Fernandes. Ela começou elogiando o trabalho dos fundadores, “um grupo de magistrados que há quatro décadas ousou desafiar as expectativas de que lugar de juiz era apenas em seus gabinetes e salas de audiências”.   

Fez um apanhado histórico da CLT no Brasil e falou dos ataques atuais à Justiça do Trabalho. “Mais do que nunca, necessita a Amatra5 e toda a magistratura, firmar-se interna e externamente, na difícil conjuntura social, política e econômica que hoje vivenciamos”, disse a ex-presidente, que agradeceu ainda os funcionários da associação pela parceria nesses dois anos de gestão e também a cada diretor, citando-os nominalmente. Os membros dos conselhos de ética e fiscal também foram lembrados pela juíza, que encerrou seu discurso conclamando os magistrados a uma participação ativa e construtiva em prol da magistratura trabalhista.

Depois foi a vez do discurso do presidente da Anamatra, Germano Siqueira, que começou elogiando o trabalho desenvolvido pela gestão da juíza Rosemeire Fernandes e desejando sorte à colega Angélica Ferreira. Disse ainda que o Direito do Trabalho nunca foi tão ameaçado e citou os projetos de reforma trabalhista e de abuso de autoridade em tramitação no Congresso. “Vivemos uma época de completa revisão dos princípios do próprio Direito do Trabalho”.

Na sequência, a presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar, parabenizou as duas diretorias e ressaltou que a Amatra5 é uma das associações mais combativas do Brasil. “Vamos caminhar sempre em direção ao futuro”, ressaltou.

Depois foi a vez da conferência magna do desembargador James Magno Araújo Farias, que abordou vários aspectos ligados ao Direito do Trabalho contemporâneo. Começou falando das redes sociais como formadoras de opinião e ressaltou que elas podem destruir reputações.

Disse ainda que primeiro tentaram enfraquecer a Justiça do Trabalho diminuindo o seu orçamento e agora com a tese da supremacia do negociado sobre o legislado. “Tudo isso porque somos uma Justiça eficiente e célere, a primeira totalmente eletrônica”, disse o desembargador.

Além dos presidentes da Anamatra, do TRT5, do Coleprecor e da atual e ex-presidente da Amatra5, compuseram a mesa o procurador do MPT, Luís Carlos Carneiro, representando o procurador-chefe, Alberto Balazeiro; a vice-presidente da OAB/BA, Ana Patrícia Dantas Leão, representando o presidente Luiz Viana; o presidente da Abat, Jorge Lima; a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Olívia Santana; e a superintendente regional do Trabalho e Emprego da Bahia, Gerta Fahel.

Homenagens

O evento também teve um momento de homenagens aos ex-presidentes e fundadores, que receberam uma estatueta simbolizando a dedicação de cada um deles à causa associativa. Os familiares dos ex-presidentes falecidos compareceram para receber o símbolo dos 40 anos.

Outro momento especial foi a mensagem do ministro do TST, Cláudio Brandão, presidente da Amatra5 durante duas gestões. Como não pôde comparecer, ele mandou um depoimento em vídeo, no qual destaca a participação da associação em todos os grandes debates nacionais, sem deixar de ocupar espaço na promoção da cidadania. Parabenizou a nova diretoria e desejou sucesso a todos da chapa.

Nova Diretoria

Presidente: Angélica de Mello Ferreira

Vice-Presidente: Lea Maria Ribeiro Vieira de Oliveira

Diretora Secretária: Soraya Gesteira de Azevedo Lima Marques

Diretor Tesoureiro: Marcos Oliveira Gurgel

Diretor Cultural: Guilherme Guimarães Ludwig

Diretora Social, de Esporte e Lazer: Edlamar Souza Cerqueira

Diretora de Prerrogativas: Cecilia Pontes Barreto Magalhães

Diretor de Comunicação: André Oliveira Neves

Diretora de Aposentados e Pensionistas: Gerúzia Martins de Amorim

Diretora de Cidadania e Direitos Humanos: Silvia Isabelle Ribeiro Teixeira do Vale

Diretor da Ematra5: Luciano Berenstein de Azevedo

Conselho Fiscal

Titulares:

Valtércio Ronaldo de Oliveira

Ana Paola Santos Machado Diniz

Agenor Calazans da Silva Filho

Suplentes:

Ana Lúcia Bezerra Silva

Nívea Maria Luz da Silva Torres

Cláudia Uzeda Doval

Conselho de Ética

Titulares

Débora Maria Lima Machado

Luiz Augusto Medrado Sampaio

Débora Moraes Rego de Castro

Suplentes:

Jeferson Alves Silva Muricy

Mirella Mendes Grassi Muniz

Adriana Manta da Silva
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital