Nova diretoria da Amatra5 assume o compromisso de continuar a luta pela valorização da carreira

“Precisamos continuar a investir na luta pela paridade e pelo respeito às garantias constitucionais, para que a magistratura não se fragmente”. Foi assim, com um discurso voltado para a valorização da carreira e reconhecimento aos colegas de diretoria, que a juíza Rosemeire Fernandes tomou posse nesta sexta-feira, 29, como presidente Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), numa bonita festa que reuniu autoridades, servidores, magistrados e familiares.
Além da nova presidente, a mesa alta teve a presença do ministro do TST, Horário Pires; do presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira; do Procurador Rui Deiró, representando o governador Rui Costa; do Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Jairo Sento Sé; da juíza Ana Claudia Scavuzzi, diretora da Anamatra; do advogado Fabrício Oliveira, representando a OAB/BA; do presidente da ABAT, advogado Emerson Mangabeira; e da juíza Andréa Presas, que transmitiu o cargo de presidente.
Durante seu discurso de posse, a juíza Rosemeire Fernandes destacou ainda que vai lutar, junto com as outras Amatras e Anamatra, “pelo restabelecimento da paridade e da valorização da carreira, garantias constitucionais e fundantes do próprio Estado Democrático de Direito”.

Fez também uma alusão especial aos colegas que ajudaram a consolidar a associação, “um edifício construído a muitos braços e inúmeros corações valorosos”. A juíza enalteceu também os colegas de diretoria, que aceitaram o desafio de trabalhar em prol do coletivo. “É hora de reafirmar perante todos vocês o compromisso de manter o espírito de serviço com que ora assumimos esta missão, porque liderar é servir”, disse a magistrada, que fez questão de chamar os colegas, durante a posse, pelo nome, citando os filhos e as preferências de cada um.
A nova presidente fez também um chamamento aos demais colegas para que sonhem junto com a diretoria. “Lembrem-se sempre de que nenhuma corrente é mais forte do que o seu elo mais fraco”, disse, ressaltando ainda que é a primeira vez que um Juiz Titular de Vara do Trabalho do interior assume a presidência da Amatra5.
Durante a transmissão do cargo, a juíza Andréa Presas destacou o quanto foi enriquecedora a experiência de dirigir a Associação e disse que nunca esteve sozinha, fazendo questão de citar nominalmente cada diretor que contribuiu com sua gestão, além dos funcionários da Amatra5. Disse que procurou fazer uma administração democrática e que o edifício associativo é formado com a colaboração de todos.

O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, destacou que a Amatra 5 sempre esteve na vanguarda, citando alguns ex-presidentes que construíram a associação, alguns deles presentes, como o ministro Horácio Pires e os juízes Gilmar Carneiro, Ana Cláudia Scavuzzi e Viviane Leite, além da desembargadora Marama Carneiro, diretora empossada na nova gestão. Lembrou que já foi diretor duas vezes da Amatra5, uma experiência, segundo ele, inesquecível. “Agora é momento de iniciar uma nova caminhada”, disse, aproveitando para desejar êxito à nova diretoria.
Depois da posse, foi servido um coquetel no Foyer do Tribunal Regional do Trabalho para os convidados.
A nova diretoria da Amatra5 tem a seguinte composição:
Presidente: Rosemeire Fernandes
Vice-Presidente: Angélica Ferreira
Diretora-Secretária: Edlamar Cerqueira
Diretora Tesoureira: Soraya Gesteira
Diretor Cultural: Paulo Temporal
Diretora Social, Esporte e Lazer: Lea Oliveira
Diretor de Prerrogativas: Juarez Dourado
Diretora de Comunicação: Cecília Pontes
Diretora de Aposentados e Pensionistas: Marama Carneiro
Diretora de Cidadania e Direitos Humanos: Silvia Isabelle
Diretora da Ematra5: Thaís Mendonça
Conselho Fiscal
Titulares:
Ivana Mércia Nilo de Magaldi
Manuela Hermes de Lima
Maria da Graça Belino de Athayde
Suplentes:
José Arnaldo de Oliveira
Milton José Deiró de Mello Júnior
Naiara Lage Pereira Bohnke
Conselho de Ética
Titulares:
Agenor Calazans Da Silva Filho
Dalila Nascimento Andrade
Ligia Mello Araújo Olivieri
Suplentes:
Lea Reis Nunes de Albuquerque
Luciano Dórea Martinez Carreiro
Murilo Carvalho Sampaio Oliveira
Foto 1: Nova diretoria da Amatra5
Foto 2: Juízas Andréa Presas e Rosemeire Fernandes
Foto 3: Solenidade de posse