
A posse administrativa da nova diretoria da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) foi marcada por muita emoção, na sede da entidade, nesta sexta-feira, dia 8. A ex-presidente Andréa Presas transmitiu o cargo para sua sucessora, a juíza eleita na chapa “União, Trabalho e Transparência”, Rosemeire Fernandes, agradecendo à sua diretoria e aos funcionários da Amatra5, além de ter destacado o apoio importante dos demais colegas para o êxito de sua gestão. Com a voz emocionada, ela disse que apostava na nova diretoria, “integrada por colegas da mais alta competência e comprometimento”.
A presidente eleita fez um breve discurso, agradecendo a presença de todos e, particularmente, aos membros da diretoria que aceitaram o desafio de trabalhar pelo coletivo. Aproveitando a presença do Corregedor Tadeu Vieira, no ato representando o presidente do TRT5, Desembargador Valtércio de Oliveira, a juíza destacou que vai manter sempre aberto o diálogo com o TRT5 e que vai atuar firme na defesa dos interesses e prerrogativas da magistratura.
Em seguida, o Corregedor justificou a ausência do presidente do TRT5, que só não esteve presente por motivo de força maior. Ele desejou sucesso à nova diretoria e se colocou à disposição para contribuir com o que for preciso para o fortalecimento da magistratura.
A nova presidente reafirmou, na sequência, o compromisso da diretoria com a transparência e o trabalho coletivo. “Será uma gestão servidora, que vai atuar para todos”, destacou a juíza, agradecendo os ex-presidentes que construíram a história da entidade, alguns deles presentes ao ato, como as juízas Viviane Leite, Ana Cláudia Scavuzzi e Marama Carneiro, esta última diretora de Aposentados e Pensionistas na nova gestão. “Vamos continuar erguendo essa construção de 38 anos de história de nossa associação”, disse a juíza Rosemeire Fernandes.
Outro ponto importante de seu discurso foi a luta intransigente pela paridade entre os magistrados da ativa e os aposentados. “O momento é de união e por isso todos têm que entrar nessa luta. Não existe ‘ativos e inativos’, pois os magistrados hoje na ativa são os aposentados de amanhã”.

Presentes ainda ao ato diretores da ABAT (Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas). O presidente Emerson Mangabeira destacou que a Amatra5 sempre foi uma parceira e que as duas associações têm o mesmo objetivo: uma Justiça do Trabalho forte e ágil e com boas condições para todos os envolvidos no processo. Participaram também o diretor Mateus Tolentino e o conselheiro Murilo Cerqueira.
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Alberto Balazeiro, também esteve presente, destacando a boa parceria que existe entre a Amatra5 e o MPT. “A nova presidente sempre participou de nossas ações e tenho certeza que essa diretoria vai continuar o bom trabalho desenvolvido pelas antecessoras”.
Marcou presença ainda, na posse, os gerentes da Caixa Econômica Federal Patrícia Oliveira e José Pereira, que desejaram sucesso e sorte aos novos gestores.
A posse solene da nova diretoria para o biênio 2015/2017 vai ser realizada no próximo dia 29 de maio, às 16 horas, no Plenário do Tribunal Regional do Trabalho, em Nazaré.
Nova composição da Amatra5:
Presidente: Rosemeire Fernandes
Vice-Presidente: Angélica Ferreira
Diretora-Secretária: Edlamar Cerqueira
Diretora Tesoureira: Soraya Gesteira
Diretor Cultural: Paulo Temporal
Diretora Social, Esporte e Lazer: Léa Oliveira
Diretor de Prerrogativas: Juarez Dourado
Diretora de Comunicação: Cecília Pontes
Diretora de Aposentados e Pensionistas: Marama Carneiro
Diretora de Cidadania e Direitos Humanos: Silvia Isabelle
Diretora da Ematra5: Thaís Mendonça
Foto 1 - Nova diretoria da Amatra5
Foto 2 - Alberto Balazeiro, Andréa Presas, Rosemeire Fernandes e Emerson Mangabeira