Manifestação em Brasília reúne mais de 1,3 mil juízes e membros do Ministério Público
20 de setembro de 2011


Juízes e integrantes do Ministério Público de todo o país promovem nesta quarta-feira (21/9), em Brasília, ato para reforçar o papel e a importância das instituições para a cidadania e a democracia brasileira. Mais de 1,3 mil profissionais estão sendo esperados no Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público. “Somos dez entidades representativas e queremos mostrar à sociedade que, como todos os profissionais deste país, desejamos segurança para exercer com tranquilidade nossa atividade, uma política remuneratória que recomponha as perdas inflacionárias e um sistema de saúde e previdenciário adequado”, afirmou o juiz Renato Sant’Anna, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).



 O ato público começará às 11h no Salão Negro do Congresso Nacional. Os participantes do movimento entregarão aos parlamentares manifesto centrado em três eixos: a instituição de política nacional de segurança que garanta a incolumidade da saúde e da vida, com imediatas alterações legislativas pertinentes; um sistema de saúde que previna adoecimentos físicos e mentais, com adequada cobertura previdenciária; e uma política remuneratória que respeite a Constituição Federal e garanta a recomposição das perdas inflacionárias e que resgate a valorização do tempo de carreira dos Membros da Magistratura e do Ministério Público.



Em seguida, os participantes do Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público seguem a pé até o Supremo Tribunal Federal, onde serão recebidos pelo ministro Cezar Peluso. O Procurador-Geral da República também receberá os magistrados e membros do MP. O ato de amanhã também marca o lançamento de uma campanha permanente de valorização da magistratura e do Ministério Público, que ressaltará a importância das instituições para a cidadania e a democracia brasileira



“É preciso deixar claro que não estamos reivindicando reajuste salarial. Desde 2006, tivemos 9% de reajuste, enquanto a inflação do período foi de 31%. Nossos vencimentos perderam quase um quarto do poder de compra e a Constituição determina reajuste anual e irredutibilidade do nosso subsídio. Ou seja, a Constituição não está sendo respeitada. Por isso, defendemos uma política remuneratória definitiva”, comentou Renato Sant’Anna.



 O Dia Nacional pela Valorização da Magistratura e do Ministério Público será promovido o pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União (Frentas), integrada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Associação dos Magistrados da Justiça Militar Federal (Amajum), Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis/DF), e Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), em articulação com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).



Fonte: Anamatra


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital