No próximo dia 21 de setembro será realizada a Mobilização pela Valorização da Magistratura e do Ministério Público, que ocorrerá em Brasília, e vai reunir juízes e procuradores de todas as regiões do país. Cerca de 20 juízes associados à AMATRA5 devem participar do ato. Uma das principais bandeiras levantadas será a questão da segurança dos magistrados e procuradores, que muitas vezes não contam com o apoio institucional necessário.“Vivemos um momento delicado, ante a falta da atenção devida que nos é dada pelo Judiciário e demais poderes”, declarou a presidente da AMATRA5, Ana Claudia Scavuzzi.
Outro ponto evidenciado será a implantação de uma política remuneratória, como garantia da estabilidade assegurada constitucionalmente. Além disso, os magistrados pedem medidas que visem promover a saúde de física e mental da magistratura, em face dos resultados de pesquisas científicas indicando índices alarmantes de doenças de fundo profissional e manutenção da previdência pública.
O ato público em Brasília será coordenado pela Frente Associativa e pretende reunir, ao menos, 1% da categoria, fazendo com que seja um ato sem precedentes na história da magistratura e do Ministério Público. “Não se trata de greve, mas, sim, de uma mobilização em defesa de carreiras que têm como função primordial proteger e garantir os direitos do cidadão, sem esquecer dos seus próprios direitos e prerrogativas. Se a magistratura e o MP não são capazes de garantir o mínimo de segurança garantidas para si, certamente não serão capazes de assim agir com relação aos cidadãos”, afirmou a juíza Ana Claudia Scavuzzi, no seu discurso de abertura do COMAT 2011.
A presidente reforça que as prerrogativas estão previstas constitucionalmente, mas são frequentemente mitigadas. “Estaremos lutando, especialmente,pela busca da saúde mental e física, por uma segurança eficiente e pela definição de uma política remuneratória”, complementa.
Fonte: Comunicação AMATRA5
ENDEREÇO
Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil
TELEFONE
Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573