Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/5/55/2a/site1382735168/includes/inc-funcoes.php on line 11
Magistrados participarão de ato público contra o trabalho infantil | Amatra 5
Magistrados participarão de ato público contra o trabalho infantil
03 de junho de 2016
O combate ao trabalho infantil terá um ato público nesta quarta-feira, dia 8, na Praça do Campo Grande, em Salvador, das 11h às 18h. A promoção é do Fetipa (Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador), com apoio das instituições que o compõe, entre os quais, a Amatra5, o TRT5 e outras.

Magistrados da Justiça do Trabalho e servidores do TRT5 participarão orientando sobre o trabalho infantil e seus malefícios e sobre as alternativas de inserção do adolescente e do jovem no mercado de trabalho. Além disso, prestarão informações sobre reclamações trabalhistas e distribuirão cartilhas sobre trabalho infantil e direitos e deveres do trabalhador.   

O objetivo da ação, que marca o Dia Mundial Contra a Trabalho Infantil, 12 de junho, é divulgar as boas práticas de promoção, proteção e defesa dos direitos da população infanto-juvenil, além de oferecer serviços à população como emissão de carteira de trabalho para adolescentes e jovens de até 24 anos; cadastro de aprendizes e orientação profissional; distribuição de panfletos; e ações de saúde preventiva e bem-estar.

Semana de combate

O Fetipa promove ainda a Semana de Combate ao Trabalho Infantil, de 2 a 16 de junho na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre). A série de eventos ocorrerá no auditório do Espaço Crescer da Setre, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Na Semana de Combate, estão previstas a apresentação de filmes sobre a temática trabalho infantil, seguida de ''Roda de Conversa'' com especialistas. No primeiro encontro, realizado dia 2/6, foram exibidos o documentário ''Brasil x Trabalho Infantil'' e o curta-metragem ''10 Centavos''. Em seguida, a presidente do Fetipa, Andrea Ariadna, coordenou a ''Roda de Conversa'' com os participantes. No dia 7 será a vez do filme ''Crianças Invisíveis'', que agrupa vários curta-metragens de cada parte do mundo. Já no dia 16 a atração principal será o filme ''Numa Escola de Havana''. Todos os eventos são abertos ao público.

Fórum estadual

Na sexta-feira (10/6), promotores de justiça, juízes, auditores fiscais do trabalho, advogados e demais integrantes do sistema de garantia de direitos se reunião no Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) para o I Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil. O evento ocorrerá das 9 às 17 horas, no auditório do MPBA, em Nazaré.

Participam como parceiros da iniciativa, além da Amatra5 e TRT5, MP, Fobap, MPT, SRTE e governos estadual e municipal.

Mais de 3 milhões envolvidos

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 3,3 milhões de crianças e jovens, entre cinco e 17 anos, trabalham no Brasil. Mais de 70 mil têm, no máximo, nove anos. Além de terem baixa remuneração, uma em cada quatro crianças deixa a escola e muitas estão submetidas às formas mais degradantes de trabalho.

Em cinco anos, foram registrados mais de 12 mil acidentes de trabalho com crianças. Em 2015, expirou o compromisso mundial do Brasil para erradicar as piores formas de trabalho infantil no País, entre estas, o trabalho infantil doméstico. Mas, até 2020, o acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) está mantido e visa erradicar essa prática em todas as suas formas.



Com informações da Ascom do TRT5
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital