Magistrados e servidores da Justiça orientam a população sobre Direitos Trabalhistas
22 de maio de 2016
Esclarecimentos sobre Direito do Trabalho, informações sobre processos na Justiça, sensibilização para o combate ao trabalho infantil e para a prevenção de acidentes. Estas foram algumas orientações dadas pelos magistrados da Justiça do Trabalho que participaram neste sábado, 21, do Dia de Ação Global de Cidadania, no Sesi de Piatã, das 8h30 às 16h30. Numa parceria entre a Amatra5 e TRT5, foi montado, pelo segundo ano consecutivo, um stand no evento, que contou com a parceria do Banco do Brasil e a participação de servidores voluntários do TRT5.

A abertura solene foi às 9h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), com a participação da presidente da Amatra5, juíza Rosemeire Fernandes, do superintendente do Sesi, Armando Neto, e de Orlando Fentanes, do departamento de Marketing da Rede Bahia.

Pela manhã, a presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar, esteve presente no stand, dando apoio à iniciativa. “Estamos aqui servindo à sociedade, cumprindo um dos ditames constitucionais, que é garantir o acesso da população aos serviços da Justiça”, disse a presidente, acrescentando que com essa ação, a Justiça do Trabalho fica mais perto do cidadão.

A presidente da Amatra5, juíza Rosemeire Fernandes, participou na orientação ao cidadão e na distribuição de cartilhas sobre os direitos dos trabalhadores. “Somos muito procurados sobre situações de violação de direitos e também sobre o andamento de processos na Justiça do Trabalho”, disse a magistrada, destacando também a importância dessa iniciativa para aproximar o juiz da comunidade. “É importante sair do gabinete e realizar esse tipo de ação, que leva informação ao cidadão para que ele conheça seus direitos e evite a precarização do trabalho”.  

O metalúrgico desempregado Felipe Santos de Souza, 21 anos, esteve no stand para tirar suas dúvidas. Ele contou que trabalhou durante cinco anos em uma empresa de Simões Filho, que não assinou sua carteira de trabalho. Quando saiu, há seis meses, afirma que não recebeu férias e 13º salário e foi buscar informações sobre o que poderia fazer para receber o que tem direito por lei. “Acho muito importante ter esse tipo de serviço para orientar um trabalhador como eu, que, de outra forma, não teria como se informar”, disse o jovem. 

Participaram da iniciativa, além das magistradas Maria Adna Aguiar e Rosemeire Fernandes, a diretora tesoureira da Amatra5, Soraya Gesteira; a secretária-geral Edlamar Cerqueira; a diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Silvia Isabelle e a ex-presidente da Amatra5, Viviane Leite. 

Serviços variados

Além de informações sobre Direitos Trabalhistas, quem foi ao Sesi encontrou uma série de serviços, como massoterapia, nutrição, corte de cabelo, oficina de artesanato,  aferição de pressão, teste de glicemia, Índice de Massa Corpórea (IMC) e verificação de acuidade visual. O evento contou ainda com apresentações culturais, rodas de capoeira e grupos folclóricos.

A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego levou para o evento os serviços de divulgação de vagas de emprego, orientação ao consumidor e ao microempreendedor. Já a Coelba e a Embasa participaram com agência móvel, que permitiu ao cidadão emitir segunda via de conta, solicitar serviços e negociar débitos. 
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital