Magistrados baianos participam de encontro nacional de aposentados
29 de setembro de 2017
Magistrados baianos marcam presença na sexta edição do Encontro Nacional de Magistrados do Trabalho Aposentados - ativos para uma aposentadoria plena, que está sendo realizado em Porto de Galinhas (PE) e prossegue até sexta, dia 29, com debates e palestras. Participam, além da diretora de Aposentados e Pensionistas da Amatra5, Gerúzia Amorim, a ex-presidente do TRT5 Marama Carneiro; os juízes aposentados Gorgônio Araújo e Terezinha Amorim e a vice-presidente da Amatra5, Lea Oliveira. O encontro é organizado pela Diretoria de Eventos da Anamatra, cuja titular é a juíza Rosemeire Fernandes, ex-presidente da Amatra5.

A abertura aconteceu na noite de quarta-feira (27/9) com uma apresentação do diretor de Aposentados da Anamatra, Rodnei Doreto, que destacou a importância do Encontro como momento de troca de experiências. O presidente da Amatra 6 (PE), Adelmy Acioli, falou do movimento associativo, ressaltando a importância dos magistrados aposentados seguirem na atividade “como exemplo aos mais novos e buscando o reconhecimento de tudo que fizeram pelo fortalecimento da democracia”.

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região foi representado no Encontro pela desembargadora Nise Pedroso, diretora da Escola Judicial do Tribunal. Ao saudar os participantes, a magistrada abordou o processo de transformação que a Justiça do Trabalho enfrenta. “Devemos construir essa mudança, fincados na realidade, mas sem perder a serenidade”, disse.

Em sua palestra, o presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, defendeu a importância da união dos juízes em prol de todos, reconhecendo a Magistratura como um corpo único. “Os senhores, antes de serem aposentados, são, como nós, magistrados. E nós estamos aqui reunidos buscando justamente essa integração”, disse. 

Também compuseram a mesa da solenidade de abertura os diretores de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos e de Assuntos Legislativos da Anamatra, respectivamente, Luiz Colussi e Paulo Boal.

O evento prosseguiu nesta quinta-feira, com uma palestra da diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Luciana Conforti, que falou da iniciativa da atual diretoria de incluir os aposentados em todas as comissões da Anamatra e ressaltou a importância do engajamento desses juízes na luta contra a precarização dos direitos trabalhistas, nas atividades do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) e na apresentação de teses e discussões jurídicas.

A segunda palestra coube ao ex-presidente da Anamatra e juiz do Trabalho Aposentado Paulo Luiz Schmidt, que falou sobre a evolução do movimento associativo trabalhista e os juízes aposentados, histórias e perspectivas.

A psicóloga Laura Pedrosa Caldas também palestrou no evento, abordando as melhores estratégias para enfrentar o processo de envelhecimento. O caminho para superar esse momento, segundo ela, é aceitação, respeito aos limites e, principalmente, ter consciência da plenitude do viver. “O importante nessa etapa da existência é ter qualidade de vida”, orientou Laura, apresentando aos participantes do evento a Cartilha do P: permitir-se, participar, ponderar, perdoar.

A diretora de Aposentados e Pensionistas da Amatra5 destaca que na reunião do Conselho de Representantes foi aprovada a Resolução que regulamenta o quórum qualificado de 2/3 para aprovação de qualquer matéria que afete negativamente os interesses dos aposentados. Esta Resolução trata do tema aprovado pela Assembleia Geral no Conamat de Salvador, em 2016, com mais de 500 magistrados presentes. “Foi uma vitória dos juízes do trabalho aposentados”, ressalta.

O evento prossegue nesta sexta com mais palestras e debates. 
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital