
O juiz do Trabalho Agenor Calazans participou, nesta quinta-feira, dia 14, de uma sessão tira-dúvidas do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). O evento, realizado no auditório do Fórum do Comércio, reuniu alunos e professores do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Itapuã. Eles tiraram dúvidas com o magistrado sobre contrato intermitente, direitos e deveres dos empregados e outros aspectos envolvendo o contrato do jovem aprendiz.
O TJC funciona com a participação efetiva de magistrados da Justiça do Trabalho, advogados, procuradores e professores, que levam noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho e da criança, além de ética e cidadania.
Após a sensibilização dos professores, é feita uma capacitação e distribuição da Cartilha do Trabalhador para ser aplicada em sala de aula. Os alunos visitam a Justiça do Trabalho para acompanhar uma audiência e participam, junto com os professores, de sessões Tira-Dúvida com juízes do Trabalho. A culminância é a parte final, quando os alunos mostram, de forma lúdica, o que aprenderam em sala de aula sobre direitos e deveres dos trabalhadores.
A iniciativa é da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas) e aplicada nos estados pelas Amatras. Na Bahia é executada pela Amatra5 com o apoio do TRT5