
A juíza do trabalho aposentada e professora universitária, Geruzia Amorim, participou, nesta segunda-feira, 29, do evento “Reflexão sobre a Violência no Trabalho e Promoção da Cultura da Paz”, na sede dos Correios, na Pituba.
Além da magistrada, participaram da Mesa Redonda o doutor em Sociologia pela UFBA, André Luiz Souza Aguiar, e a doutora em saúde pública, também pela UFBA, Ana Márcia Duarte Nunes Nascimento. Com a mediação da advogada Dra. Eliasibe de Carvalho Simões, os debatedores responderam perguntas, inclusive algumas formuladas pelo auditório.
Entre as perguntas que conduziram o debate, a magistrada fez uma análise sobre se a violência no ambiente de trabalho é reflexo da violência social. O tema também foi abordado do ponto de vista sociológico, por André Luiz Souza Aguiar, e da perspectiva da saúde, por Ana Márcia Duarte Nunes Nascimento.
A magistrada abordou ainda como a Justiça do Trabalho concebe a violência no trabalho e como são caracterizados o assédio moral e sexual nas relações laborais. Outra questão respondida por Dra. Geruzia foi se é possível prevenir a ocorrência da violência no trabalho e se existe alternativa à judicialização do conflito.