
A parceria entre TRT5 e Amatra5 gerou mais uma ação de cidadania da Justiça do Trabalho neste sábado, dia 19, quando a presidente da Amatra5, Rosemeire Fernandes, e servidores voluntários dos dois órgãos foram até Camaçari participar do Polo de Cidadania daquela cidade.
A ação, promovida pelo Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari) e realizado pelo Sesi, aconteceu no estacionamento da Praça Simpatia, em frente à Cidade do Saber, das 9h às 15h, com a presença de um grande público, que foi em busca de serviços como segunda via da carteira de identidade, salão de beleza e exames médicos, além de aulas sobre meio ambiente e sustentabilidade.

A presidente da Amatra5 e os servidores do TRT5 orientaram os trabalhadores que procuraram o estande sobre ações que tramitam na Justiça e distribuíram cartilhas sobre prevenção de acidentes, combate ao trabalho infantil e direitos trabalhistas.
O prefeito da cidade, Ademar Delgado das Chagas, esteve no estande, sendo recebido pela presidente da Amatra5, que lhe entregou cartilhas e falou sobre o programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), iniciativa da associação dos juízes que leva noções de cidadania e Direito do Trabalho para estudantes da rede pública.
O prefeito ficou entusiasmado com o programa e pediu para que fosse encaminhado um ofício para ele pudesse encaminhar o pleito na rede municipal de ensino.

Um dos que foram buscar orientação no estande foi Iraildo Rodrigues, monitor de esportes da Cidade do Saber e que integra a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da instituição. Ele disse que durante sua gestão foi elaborado um mapa de risco e realizados vários treinamentos na área de segurança para os colaboradores.
Iraildo soube, pela juíza Rosemeire Fernandes, que pode formalizar um pedido junto à Amatra5 para que magistrados trabalhistas possam ministrar palestras sobre trabalho seguro dentro da semana da CIPA.
Com 22 estandes, o evento atendeu a um público dos municípios de Camaçari e Dias D’Ávila.