Justiça do Trabalho atende população gratuitamente no Dia de Ação Global
29 de maio de 2017
Nem a forte chuva registrada em Salvador neste sábado, 27, impediu que milhares de pessoas procurassem os serviços gratuitos oferecidos na 24ª edição da Ação Global, realizada no Sesi do Retiro. Juízes do Trabalho estiverem presentes no estande montado em parceria entre a Amatra5 e o TRT5, tirando dúvidas da população sobre trabalho seguro e saudável, erradicação do trabalho infantil, proteção ao jovem que atua no mercado e prevenção de acidentes, além de orientação trabalhista e consulta on-line a processos no TRT5. Servidores da Justiça do Trabalho também participaram voluntariamente da ação.

Estiveram no estande a presidente da Amatra5, juíza Angélica Ferreira; a gestora do Programa Trabalho Seguro do TRT5, juíza Rosemeire Fernandes; a juíza aposentada e professora universitária Gerúzia Amorim e a juíza Clarissa Magaldi.

As juízas e servidores receberam muitas denúncias sobre violação de direitos trabalhistas, assédio e falta de recolhimento de INSS e FGTS, além de trabalhadores querendo acompanhar seus processos. Foi o caso do cobrador de ônibus Moacir Cerqueira, 55 anos, que possui uma ação trabalhista e pôde consultar o andamento de seu processo, tendo registrado que a Ação Global deveria ocorrer mais vezes durante o ano para que mais pessoas fossem beneficiadas.

Jovens como Marcos Vinícius, 14 anos, também estiveram no estande para pegar a cartilha do trabalhador. Estudante do próprio Sesi, ele destaca que é importante que todos conheçam os seus direitos, inclusive os jovens, que futuramente vão entrar no mercado de trabalho. 

Além da orientação ao público, as juízas e servidores distribuíram a Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos e a Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável, fornecidas pela Amatra5, por meio do programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania). A distribuição era acompanhada de explicações gerais sobre o tema de cada cartilha.    

Durante o evento, além da Justiça do Trabalho, foram oferecidos serviços de emissão de documentos, como carteira de trabalho, orientação jurídica e a realização de exames. Na área de saúde, os visitantes receberam orientações sobre saúde bucal, prevenção de doenças crônicas, aferição de pressão e de glicemia, exames de acuidade visual, dentre outros. 



Na foto 2, as juízas Angélica Ferreira, Rosemeire Fernandes, Clarissa Magaldi e Gerúzia Amorim
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital