A cada minuto morre no mundo três trabalhadores em consequência de acidentes de trabalho. No Brasil, a construção civil é um dos setores que contabiliza os mais altos índices de acidentes. Diante dessa realidade, juízes do Trabalho, através do Programa Trabalho Seguro do TST, em parceria com o TRT5 e AMATRA5, através do TJC, deu inicio hoje ( dia 17) um projeto pioneiro na Bahia. Desde 2006, o TJC vem sendo executado com alunos e professores. Agora ele amplia sua atuação e está sendo implantado junto à três mil trabalhadores do Canteiro de obras da Arena Fonte .
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro . O lançamento do Programa no canteiro de obra aconteceu hoje com a presença do Diretor de Contratos do Consórcio Arena Fonte Nova, Alexandre Chiavegatto, da presidente da AMATRA 5, Ana Claudia Scavuzzi, da juíza auxiliar da Presidência, Angélica Ferreira, das juíza Rosemeire Fernandes e Soraya Gesteira, representantes do Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) e da desembargadora Léa Nunes, gestora regional do Programa Trabalho Seguro.
“Evitar acidentes de trabalho é uma responsabilidade de trabalhadores e empresários e nenhuma decisão judicial poderá reparar ou reverter à situação da morte de um pai de família”, enfatizou a desembargadora Léa Nunes. Para o operário José Adailton Ferreira, que trabalha há 08 meses na obra da Arena, a iniciativa é muito importante. “ Isso que as juízas alertaram é muito importante, não quero deixar minha mulher e meu filho desamparados. Temos que trabalhar de forma segura”, finalizou o trabalhador.
O programa que irá beneficiar cerca de três mil trabalhadores, prevê outros seis encontros que contarão com mini-palestras e vídeos. No encontro de hoje foram distribuídas cartilhas do Trabalhador, da Anamatra, e o folder Segurança na Indústria da Construção, elaborado pelo SESI. A culminância do programa será realizada no dia 13 de julho, em Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil e terá a presença do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen.
Fonte: ASCOM / AMATRA5
ENDEREÇO
Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil
TELEFONE
Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573