Juiz Luciano Martinez aborda Direito Previdenciário em coluna do jornal "A Tarde"
14 de junho de 2006


O juiz do trabalho Luciano Martinez Carreiro e o procurador do trabalho Jairo Sento Sé encontraram uma fórmula interessante de prestar um serviço de utilidade à população baiana, contribuindo para a formação da cidadania. Todos os domingos, eles assinam a coluna "Seus Direitos", publicada pelo Caderno de Empregos do jornal "A Tarde", na qual respondem a perguntas dos leitores sobre Direito Previdenciário e Direito do Trabalho.



Segundo Luciano Martinez, a experiência com a coluna tem sido gratificante, na medida em que está contribuindo para esclarecer o cidadão sobre os seus direitos. "Considero fundamental ter uma atuação no campo social, que transcende o meu trabalho como magistrado", afirma Martinez, juiz titular da 3a Vara do Trabalho de Camaçari e especialista em Direito Previdenciário.



As dúvidas mais freqüentes na área previdenciária são sobre aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade e auxílio-acidente. "As pessoas têm grande dificuldade para obter informações sobre esses assuntos, que interessam a um grande universo de trabalhadores", explica o juiz, que também atua como professor dos cursos de Direito da Faculdade Ruy Barbosa e da Unifacs, da pós-graduação da Ufba, Ucsal, Unifacs e FTC, além dos cursos da Juspodium.



O gosto pelo Direito Previdenciário surgiu na década de 1990, sob inspiração do juiz do trabalho e professor da Faculdade de Direito da Ufba, Antonio Carlos Araújo de Oliveira, um dos maiores especialistas baianos no assunto. "A convivência com Antônio Carlos foi um grande estímulo para o exercício da docência e da pesquisa nessa área", afirma Martinez, que ministrou cursos sobre Direito da Seguridade Social em parceria com o juiz, já falecido.



Em 2003, juntamente com Ivan Kertzman, Martinez lançou o livro "Guia Prático da Previdência Social", que teve sua 1a edição esgotada em menos de um ano. O sucesso do guia projetou o nome do juiz, que passou a receber mais e mais convites para dar cursos, fazer palestras em congressos e participar de programas de TV e rádio abordando questões sobre Direito Previdenciário. Agora, o seu projeto é escrever um novo livro chamado "Curso de Direito Previdenciário". 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital