Itabuna também participa de ato pela valorização da Justiça do Trabalho
05 de maio de 2016
A Vara de Itabuna, localizada no sul do estado, também participou, no último dia 2 de maio, do Ato pela Valorização da Justiça do Trabalho. Realizada no Fórum Humberto Machado, a manifestação reuniu cerca de 150 pessoas, segundo a organizadora do evento, a juíza Eloína Machado, que é também diretora do fórum e titular da 2ª Vara do Trabalho. O corregedor regional do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), desembargador Esequias de Oliveira, também esteve no evento.

Entre os participantes estavam magistrados e servidores das quatro varas trabalhistas de Itabuna, além de advogados, sindicalistas, membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) e representantes da sociedade civil itabunense. Na oportunidade, o corregedor regional enalteceu a iniciativa da Presidência do TRT baiano e demais TRTs em todo o país em promover atos em prol da Justiça Trabalhista, que, na avaliação do magistrado, é ''a guardiã dos direitos mínimos dos trabalhadores, cuja missão incomoda alguns setores da sociedade interessados em seu sucateamento''.

Para o desembargador, a manifestação denuncia o que chamou de ''duro golpe sofrido pela Justiça do Trabalho quando da aprovação do Orçamento da União para o exercício de 2016'', em razão do corte de 90% nas verbas de investimentos e de 32% nas de custeio. ''É mais que necessário que as autoridades sejam instadas a reverter essa situação que, em última análise, penalizará todos aqueles que para lá acorrem em busca da restituição de direitos trabalhistas suprimidos'', ponderou. Já para homenagear o aniversário de 75 anos da Justiça do Trabalho, outro viés do ato público, o corregedor ressaltou o papel exercido pelos tribunais do Trabalho desde que foram criados.

Também participaram do Ato pela Valorização da Justiça do Trabalho em Itabuna os juízes João Batista Sales Souza, titular da 3ª Vara de Itabuna; Antonio Ricardo Souza Aquino, auxiliar da 1ª Vara de Itabuna; além de Carla Tereza Baltazar da Silveira Porto e Guilherme Nora, auxiliares das 2ª e 4ª Varas de Itabuna. Do MPT compareceram os procuradores Ilan Fonseca de Souza e Sofia Vilela de Moraes e Silva. Os advogados foram representados presidente da subseção local da OAB, o advogado Edmilton Carneiro. 
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital