Eventos debatem psicologia e magistratura
24 de agosto de 2011


Uma série de eventos, promovidos pela Escola Judicial, vai debater os conceitos da psicologia aplicados à Magistratura. Tratam-se de palestras e oficinas que vão trazer nomes respeitados do meio psicanalítico baiano.  A primeira palestra será realizada nesta sexta-feira, 26, a partir das 9h, no auditório do prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, no bairro do Comércio, em Salvador. 



O tema desse primeiro econtro será “A subjetividade do juiz no exercício da Magistratura: contribuições do saber psicanalítico para os operadores do direito”, com palestra da psicanalista Maria Mônica Veras. Neste mesmo dia, acontece a oficina, com duração de duas horas, com o tema “A realidade da magistratura e os desafios emocionais no exercício da atividade jurisdicional”.



Confira a programação completa:



26 de agosto (sexta), 9h às 12 h, no auditório do Comércio

Professora: Maria Mônica Veras, psicanalista*

Oficinas de 2h, PSICANÁLISE E DIREITO, “Programa da Sexta”

Tema: “A realidade da magistratura e os desafios emocionais no exercício da atividade jurisdicional”

 



30 de setembro, 10 às 12h, no auditório do Comércio

Professora: Maria Mônica Veras, psicanalista

Tema: “O juiz, sua subjetividade e o ato solitário de julgar. Interferências do olhar subjetivo e dos valores individuais.”

 



14 de outubro, 10 às 12h, no auditório do Comércio

Tema: “O exercício da magistratura e as relações de poder. A figura da autoridade: limites e responsabilidades”

 



18 de novembro, 10 às 12h, no auditório do Comércio

Tema: “A magistratura e o reforço dos traços narcísicos. O amálgama do papel do juiz na construção da sua identidade. Reflexos nas suas relações interpessoais”

 



02 de dezembro, 10 às 12h, no auditório do Comércio

Tema: “A grande carga de trabalho vivenciada no exercício da magistratura. A administração do estresse.”

 09 de dezembro, 10 às 12h, no auditório do Comércio



*Maria Mônica Veras é: Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica pela Université de Nancy II – França. Atuou como professora do curso de Psicologia da UFBa, Supervisora de Estágio da FFCH-UFBa, do Curso de Psicopedagogia da FACED-UFBa, professora do Curso de Psicologia Hospitalar (Especialização) da Faculdade Rui Barbosa, de Especialização em Terapia de Família da UCSal, do Curso de Teoria Psicanalítica - Especialização da UFS. Re4sponsável pela concepção do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da Unifacs. Presidente do Fórum Baiano de Psicanálise de 2001 a 2009. Presidente do Napsi - Núcleo de Atendimento Psicológico (ONG) desde 1997. Palestrante nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Psicanálise e Direito. Coordenou o Curso "Contribuições da Psicanálise para os Operadores do Direito" em 2005. Coordenadora de mesas-redondas e conferencista do Hospital Robert Ballanger de Aulnay sous Bois em Paris de 1993 a 2008. Atua em Consultório particular há 30 anos como Psicóloga e psicanalista. Coordenadora e Supervisora dos psicólogos e psicanalistas do NAPSI.


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital