Evento discute saúde dos trabalhadores do TRT5
16 de julho de 2007




 



Na sexta-feira (13/07), a equipe do Serviço Médico do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) realizou o evento Diagnóstico das Condições de Trabalho nas Varas do Judiciário da Capital, no qual apresentaram para magistrados e servidores os principais problemas apontados em pesquisa recente promovida pelo setor nas varas da capital, como fatores de geração de estresse e insatisfação no ambiente profissional.



Durante a abertura do evento, o presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, destacou a importância do papel do juiz nas mudanças que o Tribunal vem colocando em prática para promoção da saúde dos funcionários da instituição. "O juiz é o administrador do órgão, em escala menor, porque cada vara conta com uma equipe pequena, mas exercendo o mesmo papel de um administrador. Por isso é importante que todos os juízes conheçam o resultado desse diagnóstico. Sabemos que não se consegue mudar uma cultura da noite para o dia e nem conseguiremos que a mudança seja completa, mas estamos buscando valorizar nossos trabalhadores e evitar a subutilização destes, dos quais tenho comprovação da grande capacidade", declarou.



A palestra proferida pelo enfermeiro do Serviço Médico, Josué Freire, apresentou dados sobre os hábitos dos servidores e juízes que participaram da pesquisa, como prática de atividades físicas, ingestão de bebidas alcoólicas e tabagismo - fatores externos ao ambiente de trabalho que interferem diretamente na saúde do profissional. Também apontou números de obesos e hipertensos acima da média da população nacional. No ambiente profissional, o modelo "industrial" adotado na instituição, em que cada trabalhador realiza sempre a mesma etapa do processo, foi criticado pelos servidores e magistrados.



"Com a implantação do e-Despacho cada servidor irá participar de todo o processo, que ficará mais rápido, e ele passará a ser solicitado para outras funções mais importantes", explica Pessoa. Além do novo sistema que facilitará o andamento dos processos no TRT5, estão sendo realizadas e planejadas outras ações com foco na saúde preventiva, como campanhas educativas e cadastramento e acompanhamento de servidores e magistrados hipertensos. "Nossas atividades estão voltadas principalmente para a saúde preventiva e não mais apenas assistencial e pericial. Estamos trabalhando na construção da vigilância da saúde do trabalhador", afirma Freire.



Ainda segundo Freire, a mudança na rotina de trabalho é também outro quesito muito importante para minimizar os problemas de saúde provocados pelo estresse. Entrevistados apontaram o relacionamento da equipe como fator importante no ambiente de trabalho, que influencia em sua saúde emocional e conseqüentemente na saúde física. 



 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital