No mês em que se comemora a luta pela erradicação do Trabalho Infantil a Amatra5 participou de uma feira de material promocional de diversos órgãos e entidades engajadas nessa relevante luta. O evento promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia – SRTE-BA, contou com o apoio do Governo Federal, SEDES, SECTI, FETIPA, MPT, TRT5 , AMATRA5, além de diversas ONGs.
“O juiz do Trabalho não pode ficar alheio a essa luta”, declarou a Diretora de Comunicação da Amatra5, juíza Doroteia Azevedo, que participou da Feira junto com a presidente da Amatra, juíza Andrea Presas e da Diretora de Cidadania e Direitos Humanos, juíza Manoela Hermes. “ Para muitos ainda é natural a prática do Trabalho infantil. Acredito que essa triste realidade só mudará através de ações socioeducativas e da divulgação dos malefícios do trabalho infantil”, complementou a juíza.
O evento realizado na tarde do dia 11, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, contou com palestra do publicitário Fernando Passos, apresentação de dados sobre o trabalho infantil no Brasil e na Bahia, além do lançamento do vídeo Impacto do Trabalho Precoce na Saúde de Crianças e Adolescentes, realizado pelo médico e auditor-fiscal do trabalho Gerson Estrela em parceria com a OIT.
Números do Trabalho Infantil
De acordo com Maria Tereza Calabrich, Auditora Fiscal do Trabalho, no censo do IBGE de 2010 foram identificadas 3,385 milhões de crianças e adolescentes trabalhando em todo o país. Dessas, 30% estavam no Nordeste e 8,5% na Bahia, que é o estado da região que está em primeiro lugar deste triste ranking. Em termos nacionais, a Bahia ocupa a terceira posição em número de trabalhadores infantis, com 288 mil casos conhecidos.
Já o publicitário Fernando Passos defendeu em sua palestra ações de sensibilização e uma comunicação espontânea, apresentando os malefícios do trabalho infantil.
ENDEREÇO
Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil
TELEFONE
Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573