Estudantes vão apresentar trabalhos na culminância do TJC em Feira de Santana
09 de maio de 2014
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) em Feira de Santana terá sua culminância no próximo dia 6 de junho, a partir das 9 horas, no Centro Comunitário Ederval Falcão. Durante o evento, alunos da rede pública de ensino vão apresentar trabalhos feitos a partir dos conteúdos transmitidos em sala de aula sobre o TJC. 

Segundo a juíza do Trabalho Dorotéia Silva de Azevedo Mota, coordenadora do TJC na Bahia e titular da 1ª Vara de Feira de Santana, a culminância é um momento especial, pois é quando os estudantes mostram o que realmente aprenderam sobre Justiça e Cidadania. “Em geral são apresentações lúdicas e criativas”, destaca a juíza. 

Antes da culminância foram realizados vários encontros em escolas de Feira de Santana para tirar dúvidas de professores e alunos sobre o TJC. O primeiro aconteceu na Escola Municipal Ana Brandoa, dia 14 de março. Depois foi a vez dos alunos e professores da Escola municipal Álvaro Pereira Boa Ventura participarem da dinâmica, dia 21. O programa teve sequência no dia 28 no Centro de Educação Básica da UEFS. 

Um dos momentos mais marcantes desses encontros “Tira-Dúvidas”, segundo a juíza Dorotéia Azevedo aconteceu no Centro de Educação Básica da UEFS, quando os estudantes deram um exemplo de cidadania pedindo a volta da merenda e dos livros que estavam faltando na escola. Com cartazes e palavras de ordem, elas reivindicavam seus direitos. Durante a palestra, a merenda chegou e já tinha uma representante da prefeitura realizando a contagem dos livros que estavam faltando. 

Para a juíza, o fato é de extrema importância, pois mostra “como os estudantes estão se descobrindo cidadãos que lutam por seus direitos, de maneira pacífica, porém firme”, diz ela, completando que atos desse tipo são a própria essência do TJC. 

Diversos Magistrados e autoridades de outros órgãos participaram dos trabalhos, como as juízas Manuela Hermes, Rosemeire Fernandes e Mônica Sapucaia, além de advogados e procuradores, como o chefe do MPT Carlos Alberto Balazeiro os procuradores Jairo Sento-Sé e Maurício Brito, o Procurador do Município de Feira, Dr Hélcio Almeida, o presidente da OAB-Feira, Pedro Mascarenhas Júnior, e o chefe da divisão de Ensino Fundamental de Feira de Santana, professor Gilvan Torres Filho, entre outros.
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital