As juízas Alice Braga e Rosemeire Fernandes, numa iniciativa que extrapola o trabalho de julgar processos em suas varas, aceitaram o convite da Escola Judicial/TRT5, para proferir uma palestra sobre “Direito do Trabalho e Trabalho Escravo Contemporâneo”. O evento foi realizado no Colégio Municipal Professor Cláudio Veiga, em Cajazeiras, no último dia 28. Durante a palestra, foi exibido um vídeo sobre o Trabalho Escravo produzido a partir das fiscalizações do Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo, composto por integrantes do Ministério Público do Trabalho, SETRE e Polícia Federal.
O vídeo traz depoimentos de trabalhadores que obtiveram na Justiça do Trabalho ações por danos morais em face da exploração como escravos, sendo da Juíza Alice Braga a primeira sentença no Estado da Bahia com condenação com tal objeto. No encontro com os estudantes, as juízas abordaram temas como: as principais garantias dos trabalhadores, prevenção de acidentes, Trabalho Infantil e Escravo. Ao final, os alunos puderam tirar suas dúvidas sobre questões relacionadas ao Direito do Trabalho.
De acordo com Dra. Alice a experiência de falar de questões relevantes como essas para adolescentes foi gratificante e enriquecedora. “É emocionante constatar que educadores, com todas as dificuldades de seu cotidiano, também buscam variadas formas de estimular o aprendizado dos alunos. Fica a lição de que a educação é o caminho para o alcance da cidadania plena e efetiva." Em nome da AMATRA 5, foram distribuídos material do TJC como cartilhas do Trabalhador, Trabalhador Doméstico, da CIPA e de Prevenção de acidentes.
Fonte: ASCOM/ AMATRA5
ENDEREÇO
Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil
TELEFONE
Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573