Estudantes de escola pública fazem visita à Justiça do Trabalho em Salvador
23 de julho de 2017
Alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Alípio Franca, localizado no bairro de Dendezeiros, viram de perto como funciona a Justiça do Trabalho em Salvador. Eles participaram, na manhã desta quinta-feira, dia 20, de uma das etapas do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas), executada na Bahia pela Amatra5 (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região) e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5). 

A visita começou pela sede da Amatra5, que fica no 11º andar do Fórum Trabalhista do Comércio. Foram recepcionados pela presidente da Associação, Angélica Mello, que deu as boas-vindas e explicou a programação da manhã, além de dar informações gerais sobre o funcionamento do Fórum. Participaram também os juízes Agenor Calazans (coordenador estadual do TJC) e Geruzia Amorim (diretora de Aposentados e Pensionistas da Amatra5).

Em seguida a professora Olenêva Sousa fez uma surpresa para os alunos, lendo um artigo publicado no site da Amatra5 sobre a experiência do TJC no Colégio Alípio Franca e citou trechos das redações das quatro estudantes que venceram o concurso promovido pela escola sobre o programa. O artigo foi escrito em parceria entre a própria Olenêva e a professora Cremilda Lima e as alunas vencedoras foram Daiane da Silva de Jesus, Ana Beatriz Santos Amaral, Aska Kuwano e Andréa da Silva.  

Depois foi servido um café da manhã para os alunos e em seguida foram formados três grupos. Cada um deles foi visitar uma Vara, acompanhados de um juiz e de uma professora. Além das autoras do artigo, participou também da visita a professora Selma Coelho. Eles assistiram a várias audiências nas Varas das juízas Silvia Isabelle, Clarissa Magaldi e Hineuma Márcia Cavalcanti e depois, acompanhados dos juízes, conheceram a área de Execução, que fica no andar térreo do Fórum, ouvindo explicações sobre o funcionamento daquele órgão. 

Para a professora de História Cremilda Lima a experiência de trabalhar com o TJC foi muito gratificante. Em sala de aula, ela promoveu um debate a partir da Cartilha do Trabalhador, distribuída pela Amatra5 entre os alunos, e orientou os estudantes sobre a redação. “Percebi que houve um grande interesse deles em buscar informação sobre os direitos dos trabalhadores”. 

A professora de Filosofia Olenêva Sousa também elogia a iniciativa, destacando que o Trabalho é um tema transversal à sua disciplina e que o TJC ajudou na reflexão dos alunos sobre questões sociais.

A estudante Daiane da Silva de Jesus, 17 anos, disse que gostou muito da visita e que ficou surpresa com a celeridade do processo eletrônico na Justiça do Trabalho. “Todas as escolas deveriam ter um programa como o TJC para que os alunos conhecessem melhor esse universo”.
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital