Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/5/55/2a/site1382735168/includes/inc-funcoes.php on line 11
Estudantes conhecem funcionamento da Justiça do Trabalho | Amatra 5
Estudantes conhecem funcionamento da Justiça do Trabalho
21 de novembro de 2006




Um grupo de 40 estudantes e professores do Colégio Estadual Hamilton Lopes teve a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da Justiça do Trabalho, numa visita realizada na manhã desta terça-feira, dia 21 de novembro, ao Fórum Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no bairro do Comércio, em Salvador. A iniciativa faz parte do programa Trabalho, Justiça e Cidadania, que tem como objetivo a divulgação dos direitos do trabalhador junto a professores e estudantes de escolas públicas e privadas, contribuindo para aproximar a Justiça da população e para que o cidadão exerça os seus direitos.



O programa é uma iniciativa da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5a Região (Amatra 5), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Tribunal Regional do Trabalho da 5a Região (TRT5), a Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat) e a Faculdade Ruy Barbosa, sob a coordenação da juíza Soraya Gesteira. Esse ano, o projeto está sendo implantado nos colégios estaduais Hamilton Lopes e Rafael Serravale, beneficiando cerca de 2.500 estudantes nas duas instituições.



Acompanhados pelos juízes Soraya Gesteira, Gilmar Carneiro e Renata Gaudenzi, alunos e professores percorreram as diversas dependências do fórum, recebendo informações sobre as etapas de tramitação de um processo judicial. O grupo aproveitou o momento para tirar dúvidas sobre questões trabalhistas, além de assistir audiências realizadas pelos juízes Hineuma Hage (2ª Vara), Sérgio Ferrreira Lima (6ª Vara) e Alice Braga (23ª Vara). No final da manhã, estiveram na sede da Amatra 5, onde assistiram a vídeos sobre o programa Trabalho, Justiça e Cidadania.



Na avaliação de Soraya Gesteira, a iniciativa cumpriu plenamente seus objetivos, na medida em que os estudantes puderam ver na prática como funciona o Judiciário. "A visita serviu para desmistificar a visão que muitos ainda têm da Justiça do Trabalho, como uma entidade distante e inacessível, mostrando que ela está ao alcance de qualquer cidadão", definiu.



Para a presidente da Amatra 5, juíza Fátima Stern, o projeto está tendo pleno êxito, pois os estudantes vêm demonstrando grande interesse em absorver as informações sobre os direitos do trabalhador, contribuindo para o exercício da cidadania. "Este é um projeto vitorioso, que será ampliado no próximo ano para outras escolas na Bahia", afirmou.



Para o estudante Ricardo Coelho Franco, o que mais chamou a atenção ao longo da visita foi a atuação dos magistrados. "Eu mudei minha visão sobre o trabalho dos juízes. Pude ver que eles trabalham muito, pois têm que fazer muitas audiências e despachar uma grande quantidade de processos. É uma responsabilidade muito grande", afirmou.



A vice-diretora do Colégio Hamilton Lopes, Telma Honorato, informou que os alunos estão preparando uma série de trabalhos com base no conteúdo da Cartilha do Trabalhador, como redações, poesias, peças teatrais, apresentações musicais e jogos, que serão apresentados no dia 30 de novembro, nas chamadas "culminâncias", que vão reunir juízes, advogados, professores e estudantes dos dois colégios. "Os estudantes estão entusiasmados com o projeto", ressaltou a vice-diretora. 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital