Solenidade acontece no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Brasília
No próximo dia 18 de dezembro, segunda-feira, será feita a entrega do Prêmio Combate ao Trabalho Escravo 2006. A cerimônia acontece no auditório da Ministério Público do Trabalho, a partir das 10 horas e é aberta ao público e à imprensa. O adiamento da solenidade ocorreu devido aos problemas nos aeroportos, que acarretaram o cancelamento dos vôos dos premiados, no dia 5 de dezembro.
Promovido por cinco entidades - Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) - o Prêmio será selecionou destaques na atuação contra o trabalho escravo em três categorias:
Instituição: Comissão Pastoral da Terra - CPT Personalidade: Leonardo Sakamoto Matéria Jornalística: Revista Época (jornalistas Ricardo Mendonça e Ana Aranha)
"A entrega do prêmio, reconhecendo o importante papel que entidades e pessoas têm cumprido na luta pela erradicação do trabalho escravo, é, também, mais uma forma de denunciar e chamar a atenção para esse grave e inaceitável problema", afirma a coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da Anamatra, Andréa Nocchi.
Para o presidente da Anamatra, José Nilton Pandelot, a homenagem ao trabalho de entidades e pessoas é uma forma de reconhecimento público pelas atividades desenvolvidas ao longo dos últimos anos. "Os números do trabalho forçado em nosso país continuam altos e alertar à sociedade sobre o problema é de extrema importância. O prêmio vai prestar um reconhecimento público de atores importantes no combate ao trabalho escravo", afirma.
Cada um dos vencedores, escolhidos pelos integrantes da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), receberá uma estatueta trabalhada pelo conhecido artista plástico Elifas Andreato, além de R$ 5 mil (cinco mil reais).
SOLENIDADE: ENTREGA PRÊMIO COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO 2006 Quando: 18 de dezembro de 2006, às 10h Onde: Auditório do Ministério Público do Trabalho Setor de Autarquias Sul - Quadra 4 bloco L
ENDEREÇO
Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil
TELEFONE
Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573