Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/5/55/2a/site1382735168/includes/inc-funcoes.php on line 11
Desembargador Luiz Roberto Mattos é recepcionado no TRT5 | Amatra 5
Desembargador Luiz Roberto Mattos é recepcionado no TRT5
15 de dezembro de 2014
Um emocionado relato autobiográfico, de reconhecimento à família e forte orgulho de pertencer à Justiça do Trabalho, marcou o discurso do novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, Luiz Roberto Mattos, ao ser recepcionado solenemente pelo Pleno do Tribunal na tarde da última quinta-feira (11/12), em Nazaré. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRT/BA, desembargador Valtércio de Oliveira, e contou com a presença de magistrados, servidores e diversas autoridades, incluindo o ministro aposentado do TST Horácio de Senna Pires e o prefeito de Salvador ACM Neto, além de familiares e amigos. O mais novo integrante do Tribunal foi empossado no dia 21/11 e ocupa, pelo critério de antiguidade, a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Marama Carneiro.

''Não tinha vocação prévia para ser juiz do trabalho. Todavia, assim que aqui entrei a paixão por esse nobre ofício surgiu e não parou mais de crescer. Espero ter chegado ao TRT com a experiência suficiente, pois quero continuar contribuindo para o constante aperfeiçoamento dessa instituição'', afirmou Luiz Roberto Mattos em seu discurso. O magistrado falou também da responsabilidade da magistratura, destacou a probidade presente na Justiça do Trabalho e expôs sua preocupação em relação ao excesso de exigências que sobrecarregam os juízes, o que pode causar adoecimento e comprometer a qualidade das decisões.

Ao saudar o novo integrante do colegiado, a desembargadora Lourdes Linhares destacou aspectos da formação filosófica e humanista de Luiz Roberto Mattos, que na visão dela, 'atestam não apenas a capacidade jurídica, mas também o exemplo de cidadão e compromisso do magistrado com a Instituição'. ''Este tribunal o acolhe com orgulho e crescente admiração'', afirmou Lourdes Linhares, cujo pronunciamento encontrou eco nas palavras dos demais oradores - o presidente da OAB/BA Luiz Viana Queiroz, o procurador-chefe do MPT/BA Alberto Balazeiro e a presidente da Amatra5 Andrea Presas -, que destacaram atributos da personalidade do magistrado, como a simplicidade e sensibilidade para com as demandas sociais.

A solenidade começou com a condução do recepcionado ao Salão do Pleno pelos desembargadores Norberto Frerichs e Renato Simões, ministro Horácio Pires e pelo filho do homenageado, Alan Martins de Mattos. Em seguida, a cantora Cássia Aguiar interpretou o Hino Nacional Brasileiro, acompanhada pelo teclado do músico Rogério Lustosa. Após o referendo da posse pelo presidente do TRT, foi feita a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia, no grau Grã Cruz, por Inalda Peixoto de Castro Santos e Vanda Martins dos Santos, respectivas mãe e esposa do desembargador.

Além do presidente do TRT/BA, desembargador Valtércio de Oliveira, a mesa alta do evento foi formada pelo procurador-chefe do MPT/BA, Alberto Balazeiro; pelo ministro aposentado do TST, Horácio Pires; pela presidente da Amatra5, juíza Andrea Presas; pelo prefeito de Salvador, ACM Neto; e pelo comandante da 6ª Região Militar, general Artur Costa Moura. O presidente da seccional baiana da OAB, Luis Viana, também compôs a mesa.

Encerrando a cerimônia, o desembargador Valtércio de Oliveira, enalteceu o que chamou de ''caminho de equilíbrio, sensatez e bom senso'' trilhado pelo desembargador Luiz Roberto até sua promoção. ''Seu trabalho dignifica esta Casa'', afirmou o presidente, ao dar boas-vindas ao novo integrante.

TRAJETÓRIA - Embora seja natural de Olinda (PE), Luiz Roberto Mattos considera-se baiano de Salvador, cidade onde viveu a maior parte da vida. Formou-se em Direito em 1985 pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e, antes de ingressar na magistratura, foi advogado e defensor público na área criminal. Em 1988, prestou concurso público para juiz do TRT/BA e, após nomeação em 1989, atuou como juiz substituto por quatro anos até ser promovido, em 1993, a juiz titular da então 3ª Junta de Conciliação e Julgamento de Itabuna. 

Como titular, Luiz Roberto Mattos esteve à frente também das seguintes Varas do Trabalho: Santo Amaro, 8ª, 18ª e 37ª de Salvador. O magistrado foi indicado pelo Pleno do TRT5, no dia 28 de julho, para receber a promoção pelo critério de antiguidade. Desde junho, com a aposentadoria da desembargadora Marama Carneiro, vinha exercendo a atividade de juiz convocado no gabinete da magistrada.

Paralelamente à magistratura, Luiz Roberto Mattos é espiritualista e autor de livros na área, como o ''Sana Khan - Um Mestre no Além'' e ''Os Milagres de Jesus Cristo'', com edição particular.



Reproduzido do site do TRT5
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital