Criatividade marca conclusão do programa Trabalho, Justiça e Cidadania
02 de dezembro de 2006


A emoção, a participação e a criatividade marcaram o encerramento do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania nos Colégios Estaduais Hamilton Lopes e Rafael Serravale, em Salvador, na última quinta-feira, dia 30 de novembro. Durante as chamadas "culminâncias", os alunos das duas instituições mostraram, através de peças teatrais, programas de vídeo, jograis, redações, músicas, cartazes e peças de cordel, que estão mais conscientes e bem informados sobre os seus direitos como trabalhadores e cidadãos.



O programa, que tem por objetivo a divulgação dos direitos sociais e o exercício da cidadania junto a escolas públicas e privadas, está beneficiando cerca de 2.500 estudantes dos dois colégios, resultado da iniciativa da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5a Região (Amatra 5), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 5a Região (TRT5), a Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat) e a Faculdade Ruy Barbosa.



Os trabalhos apresentados pelos estudantes abordando os direitos básicos do trabalhador e do cidadão deixaram entusiasmados os juízes, advogados e professores que foram às duas escolas. "Estou muito emocionada com os resultados, que demonstram como o projeto foi recebido com entusiasmo, empenho e dedicação pelos alunos e professores dessas escolas", afirmou a coordenadora do programa, Juíza Soraya Gesteira.



Ampliação - Para a Presidente da Amatra 5, Juíza Fátima Stern, o programa está atingindo plenamente o seu objetivo de contribuir para o exercício da cidadania e para que o cidadão esteja mais consciente dos seus direitos. Segundo a magistrada, o projeto será ampliado no próximo ano para atingir também escolas do interior do Estado. Já houve interesse dos juízes de Porto Seguro e Vitória da Conquista em implantar o programa nas duas cidades.



O Desembargador Cláudio Brandão, membro da coordenação nacional do programa, destacou a criatividade dos trabalhos mostrados pelos alunos. "O que nós vimos aqui revela o talento criativo e a capacidade do ser humano de superar as suas limitações. Estamos vendo, na prática, que é possível mudar a realidade desse país", afirmou Brandão, que espera ver o projeto implantado em todos os Estados brasileiros a partir do próximo ano.



Para a Vice-Diretora do Colégio Hamilton Lopes, Telma Honorato, os benefícios trazidos pelo projeto para os estudantes são incalculáveis. "A partir de agora, esses alunos vão atuar de forma mais crítica na sociedade, pois vão saber reivindicar os seus direitos", avalia Telma. Falando em nome dos estudantes do colégio Hamilton Lopes, José Antônio Lima fez um agradecimento especial à Amatra 5. "Como cidadão, agradeço aos juízes por essa oportunidade. O dia de hoje vai ficar na história, para eu contar para meus filhos e meus netos", afirmou, emocionado, o aluno. 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital