Parte do valor arrecadado com as inscrições dos participantes do 13º Congresso Nacional dos Magistrados do Trabalho será revertida ao Instituto Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (INPETI), responsável pelo apoio técnico e financeiro ao Fórum Nacional para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
A idéia, segundo o presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 19ª Região (Amatra 19), Valter Pugliesi, é que de cada inscrição efetuada, R$ 10,00 sejam destinados à erradicação do trabalho infantil. Ou seja, se forem feitas mil inscrições, a entidade receberá a doação de R$ 10 mil. "A sugestão para que isso acontecesse foi feita pela comissão de Direitos Humanos da Anamatra e acatada de imediato pela comissão organizadora do Conamat", informou Pugliesi.
O FNPETI foi criado em 29 de novembro de 1994, com apoio da OIT e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Seu objetivo é consolidar parcerias entre o governo e a sociedade civil organizada, para discutir e apresentar soluções que permitam a erradicação do trabalho infantil no Brasil. O Fórum tem representantes do governo, dos trabalhadores, de empresários e de entidades civis como a Anamatra, que é membro atuante desde sua criação.
A Abrinq - Associação Nacional dos Fabricantes de Brinquedos - é outra entidade que faz parte do INPET. Ela garantiu presença no Conamat, com um estande onde vai apresentar campanhas e projetos para erradicação do trabalho infantil. A parceria entre a Anamatra e a Fundação Abrinq foi assinada em 18 de janeiro. As duas entidades vão atuar em conjunto na defesa dos direitos das crianças e adolescentes brasileiros, especialmente na regulamentação da Lei do Menor Aprendiz, assunto que deverá ser debatido na temática do Conamat.
ENDEREÇO
Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil
TELEFONE
Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573